Dom Bertrand

DOM BERTRAND DE ORLEANS E BRAGANÇA,
CHEFE DA CASA IMPERIAL DO BRASIL

 

Sua Alteza Imperial e Real o Senhor Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans e Bragança, é o legítimo depositário dos direitos ao Trono e à Coroa do Brasil – de jure, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

 

INFÂNCIA

 

Dom Bertrand nasceu a 2 de fevereiro de 1941, em Mandelieu-la-Napoule (França), e é o terceiro dos 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

Foi registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris. 

Seus padrinhos foram seu tio-avô paterno, o Príncipe Dom Gennaro de Bourbon-Sicílias, e sua tia paterna, a Princesa Dona Pia Maria de Orleans e Bragança (Condessa René de Nicolaÿ pelo casamento).

Com o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em maio de 1945, a Família Imperial Brasileira pôde enfim retornar ao Brasil, encerrando assim o injusto e penoso Exílio imposto depois do golpe republicano de 15 de novembro de 1889.

Residiram no Rio de Janeiro e em Petrópolis, antes de mudarem-se, em 1951, para o Norte do Estado do Paraná, então a grande fronteira agrícola do Brasil. No Paraná, a Família Imperial viveu primeiro na Fazenda São José, em Jacarezinho, antes de transferir-se, em 1957, para a Fazenda Santa Maria, em Jundiaí do Sul.

 

FORMAÇÃO

 

Dom Bertrand estudou nos Colégios Coração Eucarístico e Santo Inácio (Rio de Janeiro) e no Colégio Cristo Rei (Jacarezinho). Em 1964, concluiu o curso de Direito da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, onde ganhou destaque como líder estudantil anticomunista, a ponto de ainda hoje a Turma de 1964 ser lembrada como “A Turma do Príncipe”.

Sua formação moral e religiosa foi complementada pelo Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, eminente pensador católico e monarquista, amigo de infância de Dom Pedro Henrique e Fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, cuja boa obra é continuada, no Brasil, pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, e, no resto do mundo, por Associações co-Irmãs.

Foi membro da TFP desde o início, em 1960, e desde 2006 compõe o prestigioso rol de Fundadores e Diretores do IPCO, atuando em prol das relações entre o Instituto e suas Associações co-Irmãs nas três Américas e na Europa.

Além de português, o Príncipe fala fluentemente francês e compreende bem alemão, inglês e espanhol.

 

CHEFE DA CASA IMPERIAL DO BRASIL

 

Príncipe Imperial do Brasil desde 5 de julho de 1981, na condição de herdeiro presuntivo dos direitos dinásticos de seu irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand sucedeu Dom Luiz na Chefia da Casa Imperial por ocasião do falecimento deste, a 15 de julho de 2022.

Como Imperador “de direito”, dedica-se ao ideal de Restauração da Monarquia no Brasil, percorrendo todo o País para participar de Encontros Monárquicos e eventos correlatos, além de manter estreito contato com brasileiros das mais diversas origens e pensamentos.

O Príncipe também é frequentemente convidado a representar a Família Imperial em solenidades oficiais ou semioficiais nos âmbitos municipal, estadual, federal ou mesmo internacional.

Outro aspecto de sua atuação pública é a defesa da propriedade privada. Como Coordenador Nacional e Porta-Voz da Campanha Paz no Campo, trabalha contra as invasões de terras e o engodo ideológico da reforma agrária. Entusiasta dos avanços tecnológicos na produção de alimentos e propagandista do potencial do agronegócio brasileiro, também viaja pelo Brasil para participar de conferências e encontrar-se com lideranças e produtores rurais.

Dom Bertrand é ainda autor do livro “Psicose Ambientalista: os bastidores do ecoterrorismo para implantar uma ‘religião’ ecológica, igualitária e anticristã”, sucesso de público e crítica, em sua 9º edição e bastante elogiado por figuras de relevo da política e do ecologismo. Com base em estudos de cientistas sérios e farta documentação, a obra denuncia e desmonta a farsa do “aquecimento global”, que, sob o pretexto de salvar a natureza, ameaça o desenvolvimento e o enriquecimento legítimo do povo brasileiro.

Nos poucos momentos em que sua agenda lhe permite estar em São Paulo, onde reside, o Príncipe concede audiências a monarquistas e entrevistas à imprensa.

 

GOSTOS E PASSATEMPOS

 

Afeito ao campo e ao ar livre desde a infância, Dom Bertrand sempre encontrou tempo para a prática esportiva. A equitação, a pesca submarina, o esqui, o montanhismo e o tiro foram atividades que em diferentes épocas o atraíram. É também piloto civil e reservista da Força Aérea Brasileira.

Em seus poucos momentos de descanso, o Príncipe aprecia leituras a respeito de questões históricas e religiosas, sobretudo biografias de Santos, dentre os quais pode contar alguns de seus antepassados, como São Luiz IX (Rei da França) e Santa Isabel (Rainha de Portugal).

 

HONRARIAS

 

Como Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand é o Grão-Mestre das Imperiais Ordens de Nosso Senhor Jesus Cristo, de São Bento de Avis, de Santiago da Espada, do Cruzeiro, de Pedro I e da Rosa.

É ainda Bailio Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta (Ordem de Malta); Grã-Cruz da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém (Santa Sé); Grã-Cruz da Real Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (Casa Real de Portugal); e Grã-Cruz da Sagrada e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge (Casa Real das Duas Sicílias).

 

 

A Família Imperial

Linha de Sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil