Dom Antonio

DOM ANTONIO DE ORLEANS E BRAGANÇA,
PRÍNCIPE IMPERIAL DO BRASIL

 

Sua Alteza Imperial e Real o Senhor Dom Antonio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans e Bragança, é o imediato sucessor dinástico de seu irmão, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil.

 

INFÂNCIA

 

Dom Antonio nasceu a 24 de junho de 1950, no Rio de Janeiro, e é o sétimo dos 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

Seus padrinhos foram o primo-irmão de seu pai, o Arquiduque Georg da Áustria-Toscana, e sua tia materna, a Princesa Eleonore da Baviera (Condessa Konstantin de Waldburg-Zeil pelo casamento).

Em 1951, a Família Imperial Brasileira transferiu-se para o Norte do Estado do Paraná, então a grande fronteira agrícola do Brasil. No Paraná, viveram primeiro na Fazenda São José, em Jacarezinho, antes de mudarem-se, em 1957, para a Fazenda Santa Maria, em Jundiaí do Sul.

Em 1965, a Família Imperial mudou-se novamente, desta vez para o Sítio Santa Maria, em Vassouras, antigo polo cafeeiro do Império no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro.

 

FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL

 

Dom Antonio estudou no Colégio (Jacarezinho) e no Colégio Vassouras (Vassouras). Em 1976, concluiu o curso de Engenharia Civil da Universidade de Barra do Piraí (atual Centro Universitário Geraldo Di Biasi), no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhou como engenheiro na Construtora Adolpho Lindenberg, onde ingressou ainda como estagiário, e na Nuclebrás Engenharia S.A. (atual Eletrobrás Eletronuclear), empresa de capital misto, formada pela empresa brasileira Nuclebrás e a alemã KWU. Trabalhou depois na Assessoria da Presidência da Varig Agropecuária S.A. e na área comercial de diferentes divisões do Grupo Belga-Mineiro. Atualmente é aposentado.

É ainda artista de reconhecido talento, tendo produzido mais de 600 aquarelas, nas quais invariavelmente retrata as belezas naturais do Brasil e a arquitetura tradicional brasileira e europeia. Suas telas já foram expostas nas principais capitais e cidades do Brasil e da Europa, recebendo sempre aplausos consagradores.

Além de português, o Príncipe fala fluentemente francês e compreende bem alemão e inglês.

 

CASAMENTO E FILHOS

 

No dia 26 de setembro de 1981, Dom Antonio desposou a Princesa Dona Christine de Ligne, nobre belga. O casamento teve lugar na Igreja de Saint-Pierre, em Beloeil, na Bélgica, e foi celebrado pelo Núncio Apostólico em Bruxelas, Mons. Eugenio Cardinale, que transmitiu aos noivos a bênção pessoal do Papa São João Paulo II.

Dom Antonio e Dona Christine têm quatro filhos – o saudoso Príncipe Dom Pedro Luiz, a Princesa Dona Amélia, o Príncipe Dom Rafael (Príncipe do Grão-Pará) e a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança – e dois netos – Joaquim e Nicholas Spearman, filhos de Dona Amélia e de seu marido, o Sr. James Spearman.

Em 2015, mudaram-se de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, para a capital fluminense.

 

 

PRÍNCIPE IMPERIAL DO BRASIL

 

No dia 15 de julho de 2022, por ocasião da ascensão de Dom Bertrand à Chefia da Casa Imperial do Brasil, Dom Antonio se tornou, na condição de herdeiro presuntivo dos direitos dinásticos do irmão, o Príncipe Imperial do Brasil.

Assim como Dom Bertrand, o Príncipe viaja por todo o Brasil, participando de Encontros Monárquicos e eventos correlatos, onde palestra em defesa da Restauração da Monarquia em nosso País e a respeito de questões históricas e sociais.

Também visita cidades, escolas, universidades e realiza exposições de suas aquarelas, além de ser frequentemente convidado a representar a Família Imperial em solenidades oficiais e semioficiais no Brasil e em ocasiões de relevo do escol da Realeza e da Alta Nobreza da Europa.

 

GOSTOS E PASSATEMPOS

 

Dom Antonio é um grande apreciador do golfe e do futebol, torcendo, neste último esporte, assim como toda a Família Imperial, pelo Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro.

Em seus momentos de descanso, o Príncipe tem o hábito de ler livros e assistir documentários a respeito de temas históricos e religiosos.

 

HONRARIAS

 

Como Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio é o Comendador-Mor das Imperiais Ordens de Nosso Senhor Jesus Cristo, de São Bento de Avis, de Santiago da Espada; Grã-Cruz e Grande-Dignitário-Mor da Imperial Ordem da Rosa; e Grã-Cruz da Imperial Ordem de Pedro I.

É ainda Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta (Ordem de Malta); Grã-Cruz da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém (Santa Sé); e Grã-Cruz da Sagrada e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge (Casa Real das Duas Sicílias).

 

 


 

DONA CHRISTINE DE LIGNE DE ORLEANS E BRAGANÇA

 

Sua Alteza Imperial e Real a Senhora Dona Christine Marie Elisabeth de Ligne de Orleans e Bragança, Princesa Imperial do Brasil, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, Princesa de Ligne, é a esposa do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança.

 

INFÂNCIA

 

Dona Christine nasceu a 11 de agosto de 1955, no Castelo de Beloeil, propriedade ancestral de sua Família, a Casa Principesca de Ligne, na pequena cidade também chamada Beloeil, situada na Província de Hainaut, na Bélgica. É a quarta dos sete filhos do nobre belga Antoine, 13º Príncipe de Ligne, e de sua esposa, a Princesa Alix de Luxemburgo.

Com origens no século XII, a Casa de Ligne é a mais importante da Nobreza Belga. Tendo alcançado notoriedade como cruzados, heróis de guerra, diplomatas, articulares políticos e artistas, os membros da Família são intitulados Príncipes e Princesas desde 1601.

Os avós maternos da Princesa foram a Grã-Duquesa Charlotte de Luxemburgo e seu marido, o Príncipe Félix de Bourbon de Parma. Os dois eram netos do Rei Dom Miguel I, bisnetos do Rei Dom João VI, sobrinhos-netos do Imperador Dom Pedro I e primos-sobrinhos do Imperador Dom Pedro II.

Seus padrinhos foram seu tio paterno, Baudouin, 12º Príncipe de Ligne, e sua tia materna, a Princesa Elisabeth de Luxemburgo (Duquesa de Hohenberg pelo casamento).

 

FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL

 

Dona Christine estudou no Colégio São Vicente de Paulo (Beloeil), no Internato das Freiras Dominicanas de Froyennes (Tournai, Bélgica) e no Colégio da Assunção (Paris, França), onde prestou o baccalauréat (vestibular).

Viajou então à Índia, onde por seis meses treinou Enfermagem com as Irmãs da Ordem de Santa Cruz e cuidou de crianças carentes.

Depois retornar à Europa, estudou Filosofia na Universidade de Madri (Espanha) e então ingressou no Instituto Superior de Tradutores e Intérpretes de Bruxelas (Bélgica).

Formada, trabalhou como intérprete na Sede de Bruxelas do Mercado Comum Europeu.

Além de português e francês, a Princesa fala fluentemente inglês e compreende bem alemão e espanhol.

 

PRINCESA IMPERIAL DO BRASIL

 

Dona Christine acompanha Dom Antonio em viagens por todo o Brasil, participando de Encontros Monárquicos e eventos correlatos. O Casal também representa a Família Imperial em solenidades em nosso País e no Exterior, sobretudo ocasiões de relevo do escol da Realeza e da Alta Nobreza europeias, como casamentos e funerais.

Dedicada à caridade cristã, a Princesa fez cursos de especialização no cuidado de crianças portadoras de necessidades especiais, e hoje presta serviço voluntário na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; visita orfanatos, hospitais e asilos; e, quando viaja à Europa, busca sempre por inovações que possam melhorar a vida dos brasileiros mais necessitados.

 

GOSTOS E PASSATEMPOS

 

Em seu tempo livre, Dona Christine procura seguir um amplo programa de atividades culturais, que inclui exposições, espetáculos, artes em geral, conferências e palestras, que sempre fizeram parte de seus interesses, assim como a música, pois participou de corais religiosos na juventude, e ainda hoje fica maravilhada com a qualidade dos corais brasileiros.

 

HONRARIAS

 

A Princesa é Grã-Cruz da Imperial Ordem da Rosa (Casa Imperial do Brasil); Grã-Cruz da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém (Santa Sé); e Dama da Real Ordem da Rainha Santa Isabel (Casa Real de Portugal).

 

 

A Família Imperial

Linha de Sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil