Concurso de Ilustrações
CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES “PRINCESA ISABEL, 100 ANOS”
DE 27 DE SETEMBRO A 5 DE NOVEMBRO DE 2021
Querendo fomentar, incentivar e preservar o legado da veneranda Princesa Dona Isabel de Bragança, a Pró Monarquia, Secretariado da Casa Imperial do Brasil, convida os jovens monarquistas de todo o Brasil a participarem do Concurso de Ilustrações “Princesa Isabel, 100 anos”, neste ano em que rememoramos o primeiro centenário de falecimento da Redentora do elemento servil.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
- Possuir entre 13 e 25 anos de idade;
- Observar os critérios de julgamento (listados abaixo) para a elaboração e envio do desenho;
- Preencher o termo de autorização de uso da obra (link disponível no final da página).
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Atenção! Seu desenho será julgado de acordo com os seguintes critérios:
- Criativo: seu desenho pode ser inspirado em uma pintura ou fotografia, mas deve ser algo original, seja por um traço único, seja por uma combinação única de elementos.
- Significativo: seu desenho deve, de alguma forma, transmitir um significado, uma ideia sobre a Princesa Dona Isabel, com base em seu legado – isso significa, por exemplo, considerar determinado evento histórico e, a partir disso, transmitir uma ideia sobre a figura histórica da Redentora; ou contar uma história, retratando-a em diferentes contextos; ou mesmo tentar passar uma ideia de quem a Princesa Dona Isabel era por meio de uma combinação original de elementos que façam referência à sua trajetória e exemplo de vida.
- Usável: não há necessidade de seu desenho ser simples, mas ele deve ser capaz de ser reproduzido em grandes e pequenas escalas, em preto e branco ou colorido, de forma que não perca significado.
Por favor, certifique-se de que seu desenho:
- Inclua uma representação reconhecível da Princesa Dona Isabel e tenha significado relevante para a celebração de seu legado e pessoa;
- Tenha sido desenhado à mão ou com auxílio de um software de desenho digital (tal como Photoshop, Corel Draw, Illustrator, Procreate etc).
- NÃO se mostra incompreensível quando reproduzido em escala menor ou em telas pequenas (como as de celular).
- Pode ser disponibilizado nos formatos JPEG, PNG ou PDF.
- NÃO ultrapasse as dimensões de uma folha de papel A4 (21 x 29,7 cm) ou seja menor que isso.
Por favor, certifique-se de que seu desenho NÃO contenha:
- Fragmentos de texto (como um frase ou uma faixa escrito “Princesa Isabel”);
- Nenhuma imagem ou desenho de algo que tenha sido literalmente copiado e colado de algum lugar (ou seja, sua ilustração NÃO pode ser uma colagem de imagens).
Os candidatos que não obedecerem aos critérios acima serão desqualificados do concurso.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Obrigado a todos que participaram!
Parabéns
LAURIETE VITORIA OLIVEIRA DE LIRA
Sua ilustração foi escolhida pela Princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, Patronesse do Concurso Princesa Isabel, 100 anos, auxiliada por uma comissão avaliadora, como a grande vencedora deste Concurso.
Ficamos particularmente tocados pela forma original como retratou, simbolicamente, o conhecido fato de Dona Isabel, inspirada por sua catolicidade modelar, ter sacrificado o seu Trono para assim poder libertar uma raça e redimir a Nação, através da assinatura da Lei Áurea, que a 13 de maio de 1888 aboliu a escravidão no Brasil.
Nossa talentosa campeã receberá os seguintes prêmios:
- Um exemplar do livro “Dom Pedro Henrique, o Condestável das Saudades e da Esperança”, biografia, escrita pelo Prof. Dr. Armando Alexandre dos Santos, do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, neto e sucessor dinástico da Redentora e pai do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, e de seus onze irmãos e irmãs mais moços;
- Um exemplar do livro “Psicose Ambientalista: os bastidores do ecoterrorismo para implantar uma ‘religião’ ecológica, igualitária e anticristã”, autografado pelo Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, seu autor;
- Uma Bandeira do Império autografada pelo Príncipe Dom Antonio e a Princesa Dona Christine de Orleans e Bragança, bem como por seus dois jovens filhos dinastas, o Príncipe Dom Rafael e a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança;
- E, também, uma carta escrita pela Princesa Dona Christine, Patronesse do Concurso, a parabenizando pela vitória.
Agradecemos a todos aqueles que se inscreveram e aos pais, avós e demais parentes que incentivaram a participação de seus jovens familiares no Concurso. Não foi fácil escolher uma vencedora, pois foram tantas e tantas ilustrações belíssimas e da maior qualidade, de todas as cinco Regiões deste nosso amado e grandioso País. Ademais, todas conseguiram exprimir algo do maravilhoso legado da Redentora.
Viva Dona Isabel, a Redentora!