Dom Bertrand

DOM BERTRAND DE ORLEANS E BRAGANÇA,
CHEFE DA CASA IMPERIAL DO BRASIL

 

Sua Alteza Imperial e Real o Senhor Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans e Bragança, é o legítimo herdeiro do Trono Brasileiro e, de direito, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

 

INFÂNCIA

 

Dom Bertrand nasceu a 2 de fevereiro de 1941, em Mandelieu-la-Napoule, França, onde a Família Imperial Brasileira vivia exilada desde o Golpe de Estado Republicano de 1889, e foi registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris, França. É filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e da Princesa Dona Maria da Baviera.

 

Terminada a Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Família pôde retornar ao Brasil, vivendo no Rio de Janeiro; Petrópolis, Rio de Janeiro; Jacarezinho, Paraná; e Jundiaí do Sul, Paraná.

 

FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL

 

Estudou nos Colégios Coração Eucarístico e Santo Inácio, no Rio de Janeiro, e Cristo Rei, em Jacarezinho. Em 1964, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

 

É Fundador e Diretor do Instituto Plinio Corrêa de Oliveria, que continua o trabalho da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade; Coordenador Nacional e Porta-Voz da Campanha Paz no Campo, que combate as invasões de terras e a reforma agrária confiscatória; e autor do livro Psicose Ambientalista: os bastidores do ecoterrorismo para implantar uma “religião” ecológica, igualitária e anticristã, que denuncia a farsa do “aquecimento global”.

 

Fala português e francês e entende alemão, inglês e espanhol.

 

CHEFE DA CASA IMPERIAL DO BRASIL

 

Príncipe Imperial do Brasil desde 5 de julho de 1981, como imediato sucessor dinástico do irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, sucedeu-o na Chefia da Casa Imperial depois de seu falecimento, a 15 de julho de 2022.

 

Como Imperador de direito, defende a Restauração da Monarquia no Brasil e viaja pelo País, participando de Encontros Monárquicos, solenidades e outros eventos, visitando instituições e tendo contato com os brasileiros. Também participa de eventos no exterior e manifestações populares; recebe monarquistas, outros brasileiros e estrangeiros em audiência; e concede entrevistas à imprensa nacional e internacional.

 

Vive em São Paulo.

 

GOSTOS E PASSATEMPOS

 

Afeito ao campo e ao ar livre desde a infância, Dom Bertrand sempre encontrou tempo para a prática esportiva. A equitação, a pesca submarina, o esqui, o montanhismo e o tiro foram atividades que em diferentes épocas o atraíram. É também piloto civil e reservista da Força Aérea Brasileira.

Em seus poucos momentos de descanso, o Príncipe aprecia leituras a respeito de questões históricas e religiosas, sobretudo biografias de Santos, dentre os quais pode contar alguns de seus antepassados, como São Luiz IX (Rei da França) e Santa Isabel (Rainha de Portugal).

 

HONRARIAS

 

Como Chefe da Casa Imperial, é Grão-Mestre das Imperiais Ordens de Nosso Senhor Jesus Cristo, de São Bento de Avis, de Santiago da Espada, do Cruzeiro, de Pedro I e da Rosa.

 

É também Bailio Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta (Ordem de Malta); Grã-Cruz da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém (Santa Sé); Grã-Cruz da Real Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (Casa Real de Portugal); e Grã-Cruz da Sagrada e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge (Casa Real das Duas Sicílias).

 

GOSTOS E PASSATEMPOS

 

Pratica ou já praticou equitação, esqui, montanhismo, pesca submarina e tiro; é piloto civil, reservista da Força Aérea Brasileira; e lê sobre Religião e História.

 

A Família Imperial

Linha de Sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil