Dona Maria Gabriela

DONA MARIA GABRIELA DE ORLEANS E BRAGANÇA

 

Sua Alteza Real a Senhora Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quarta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.


INFÂNCIA

 

Dona Maria Gabriela nasceu a 8 de junho de 1989, no Rio de Janeiro, e é a mais moça dos quatro filhos do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, e de sua esposa, a Princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança.

Seus padrinhos foram seu tio paterno, o Príncipe Dom Fernando de Orleans e Bragança, e sua tia materna, a Princesa Yolande de Ligne (Senhora Hugo Townsend).

A Princesa foi criada na Cidade Imperial de Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, com seus irmãos, o saudoso Príncipe Dom Pedro Luiz, a Princesa Dona Amélia e o Príncipe Dom Rafael de Orleans e Bragança.

 

FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL

 

Dona Maria Gabriela estudou no Instituto Social São José e no Colégio Ipiranga (Petrópolis). Em 2012, concluiu o curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Atualmente, trabalha em uma empresa de tecnologia em Bruxelas (Bélgica), cujo objetivo é proporcionar uma plataforma de governança e comunicação para empresas familiares e family offices.

Além de português, a Princesa fala fluentemente francês, inglês e espanhol e entende bem alemão e italiano.

 

PRINCESA DO BRASIL

 

Criada segundo a noção de que a Família Imperial Brasileira tem graves obrigações para com a Pátria, desde a infância Dona Maria Gabriela acompanha seus pais, irmãos e tios a Encontros Monárquicos e eventos correlatos.

Dedicada à caridade cristã, a Princesa habitualmente visita hospitais, onde canta, levando alento aos enfermos.

É ainda a Vice-Presidente da Juventude Monárquica do Brasil, cujo Presidente é seu irmão Dom Rafael.

 

GOSTOS E PASSATEMPOS

 

Musicista de grande talento, Dona Maria Gabriela possui o ouvido absoluto, fenômeno auditivo raro, caracterizado pela habilidade de identificar e recriar uma nota musical, mesmo sem um tom de referência. Cantou no Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis e no Coral da PUC-Rio. Ademais, toca piano e violão.

No campo dos esportes, a Princesa pratica vôlei, golfe e tênis, considerando estes dois últimos esportes verdadeiras “tradições de Família”.

 

A Família Imperial

Linha de Sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil