Dom Rafael
DOM RAFAEL DE ORLEANS E BRAGANÇA
Sua Alteza Real o Senhor Dom Rafael Antonio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga de Orleans e Bragança, Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans e Bragança, é o quarto na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.
INFÂNCIA
Nasceu no dia 24 de abril de 1986, no Rio de Janeiro, sendo o terceiro dos quatro filhos do Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança e de sua esposa, a Princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança.
Seus padrinhos foram seu tio paterno, o Príncipe Dom Francisco de Orleans e Bragança, e sua tia materna, a Condessa Philippe de Nicolaÿ (nascida Princesa Sophie de Ligne).
Foi criado em Petrópolis, junto de seus irmãos, o saudoso Príncipe Dom Pedro Luiz e as Princesas Dona Amélia e Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança.
FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL
Estudou no Instituto Social São José e no Colégio Ipiranga, ambos em Petrópolis. Em 2010, concluiu o curso de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Após o término de seus estudos secundários, passou seis meses em Paris (França), onde trabalhou como vendedor em uma loja de departamentos. Retornando ao Brasil a fim de iniciar sua formação universitária, foi guia turístico no Rio de Janeiro, antes de estagiar em uma incorporadora imobiliária e em uma grande multinacional do ramo de bebidas.
Formado, trabalhou nesta última empresa por dez anos, em escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Londres (Reino Unido). Atualmente, é sócio de uma empresa de consultoria com escritórios em Londres e Nova York (Estados Unidos).
Fala fluentemente português, francês e inglês e compreende bem alemão e espanhol.
PRÍNCIPE DO BRASIL
Desde muito jovem, participa de Encontros Monárquicos e eventos correlatos, viajando por todo o Brasil, a fim de conhecer profundamente o País e travar contato com brasileiros das mais variadas origens e pensamentos.
GOSTOS E PASSATEMPOS
Esportista nato, pratica assiduamente golfe, tênis, squash e futebol, sendo neste último esporte, assim como toda a Família Imperial Brasileira, torcedor do Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro.
Sempre gostou também de desenhar, tendo feito curso de desenho na juventude, apesar de eventualmente ter perdido a prática. Aprecia muito os desenhos feitos a lápis, sobretudo retratos, sendo um grande admirador dos croquis de Leonardo da Vinci.
Nas horas vagas que lhe proporcionam sua atividade profissional e a agenda de representação da Família Imperial, gosta de viajar, principalmente à Europa Oriental, Oriente Próximo e Sudeste Asiático.
HONRARIAS
É Grã-Cruz das Imperiais Ordens de Pedro I e da Rosa (Casa Imperial do Brasil).