Dona Eleonora

DONA ELEONORA DE ORLEANS E BRAGANÇA

 

Sua Alteza Real a Senhora Dona Eleonora Maria Josefa Rosa Philippa Michaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança de Ligne, Princesa de Ligne, Princesa d’Amblise, Princesa d’Épinoy, Princesa do Sacro Império Romano-Germânico, Marquesa de Roubaix, Condessa de Fauquemberg, Viscondessa de Leyden, Baronesa de Beloeil, Baronesa d’Antoing, Baronesa de Cisoing, Baronesa de Werchin, Baronesa de Wassenaar, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quinta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

 

INFÂNCIA

 

Dona Eleonora nasceu a 20 de maio de 1953, em Jacarezinho, no Norte do Estado do Paraná, e é a oitava dos 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

Seus padrinhos foram Philipp Albrecht, Duque e Chefe da Casa Real de Württemberg, e sua segunda esposa, a Duquesa de Württemberg (nascida Arquiduquesa Rosa da Áustria-Toscana), que eram primo segundo e prima-irmã de Dom Pedro Henrique.

A Princesa passou sua infância nas propriedades da Família Imperial Brasileira no Norte do Paraná, então a grande fronteira agrícola do Brasil. Primeiro, na Fazenda Santa Maria, em Jacarezinho; depois, na Fazenda São José, em Jundiaí do Sul, para onde se transferiram em 1957.

Em 1965, a Família Imperial mudou-se novamente, desta vez para o Sítio Santa Maria, em Vassouras, antigo polo cafeeiro do Império no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro.

 

FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL

 

Dona Eleonora estudou nos Colégios da Imaculada Conceição (Jacarezinho) e Sacré-Coeur de Marie (Rio de Janeiro). Em 1978, concluiu o curso de Licenciatura em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Depois de se formar, trabalhou na Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro. Chegou ainda a iniciar uma segunda graduação, em Economia, mas não concluiu o curso.

Além de português, a Princesa fala fluentemente francês, alemão e inglês.

 

CASAMENTO

 

No dia 10 de março de 1981, foi desposada pelo Príncipe Michel de Ligne, nobre belga. O casamento foi celebrado na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro, pelo Padre Francisco Lemos Lopes, S.J., que transmitiu aos noivos a bênção pessoal do Papa São João Paulo II.

Do feliz matrimônio nasceram-lhes dois filhos: a Princesa Alix e o Príncipe Hereditário Henri de Ligne. Têm também dois netos, a Condessa Olympia e o Conde Guy de Dampierre, filhos da Princesa Alix e de seu marido, o Conde Guillaume de Dampierre, nobre francês.

 

CASAMENTO E FILHOS

 

No dia 10 de março de 1981, Dona Eleonora foi desposada pelo Príncipe Michel de Ligne (atual 14º Príncipe de Ligne), nobre belga. O casamento teve lugar na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro, e foi celebrado pelo Pe. Francisco Lemos Lopes, S.J., que transmitiu aos noivos a Bênção pessoal do Papa São João Paulo II.

Dona Eleonora e o Príncipe Michel têm dois filhos – a Princesa Alix e o Príncipe Hereditário Henri de Ligne – e dois netos – a Condessa Olympia e o Conde Guy de Dampierre, filhos da Princesa Alix e de seu marido, o Conde Guillaume de Dampierre, nobre francês.

 

PRINCESA DE LIGNE

 

A 21 de agosto de 2005, seu marido tornou-se o 14º Príncipe e Chefe da Casa de Ligne. Desde então, Dona Eleonora, na condição de Princesa de Ligne, desempenha um importante papel social, dedicando-se de modo particular a obras de caridade e ao patrocínio das artes e da cultura em geral.

Preside anualmente, em sua residência, o Castelo de Beloeil (situado na Província de Hainaut, Bélgica), o Concurso Amarílis, festival de primavera que conta com o alto patrocínio da Casa Real da Bélgica e atrai sempre milhares de turistas, que ficam verdadeiramente maravilhados com os arranjos florais harmonicamente distribuídos pelos cômodos historicamente preservados e os jardins de Beloeil.

A Princesa – que continua brasileira de todo o coração e jamais se esquece do Brasil – faz absoluta questão de sempre prestigiar e promover a cultura brasileira junto aos círculos da Alta Nobreza da Europa, além de frequentemente ser convidada a representar a Família Imperial em ocasiões de relevo da Realeza europeia, como casamentos e funerais.

 

HONRARIAS

 

É Dama da Real Ordem da Rainha Santa Isabel (Casa Real de Portugal).

 


 

PRÍNCIPE MICHEL DE LIGNE

 

Sua Alteza o Senhor Michel Charles Eugène Marie Lamoral de Ligne, 14º Príncipe de Ligne, Príncipe d’Amblise, Príncipe d’Épinoy, Príncipe do Sacro Império Romano-Germânico, Marquês de Roubaix, Conde de Fauquemberg, Visconde de Leyden, Barão de Beloeil, Barão d’Antoing, Barão de Cisoing, Barão de Werchin, Barão de Wassenaar, é o marido da Princesa Dona Eleonora de Orleans e Bragança, quinta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

 

INFÂNCIA

 

O Príncipe Michel nasceu a 26 de maio de 1951, no Castelo de Beloeil, propriedade ancestral de sua Família, a Casa Principesca de Ligne, na pequena cidade também chamada Beloeil, situada na Província de Hainaut, na Bélgica. É o primogênito dos sete filhos do nobre belga Antoine, 13º Príncipe de Ligne, e de sua esposa, a Princesa Alix de Luxemburgo.

Com origens no século XII, a Casa de Ligne é a mais importante da Nobreza Belga. Tendo alcançado notoriedade como cruzados, heróis de guerra, diplomatas, articulares políticos e artistas, os membros da Família são intitulados Príncipes e Princesas desde 1601.

Os avós maternos do Príncipe foram a Grã-Duquesa Charlotte de Luxemburgo e seu marido, o Príncipe Félix de Bourbon de Parma. Os dois eram netos do Rei Dom Miguel I, bisnetos do Rei Dom João VI, sobrinhos-netos do Imperador Dom Pedro I e primos-sobrinhos do Imperador Dom Pedro II.

Seus padrinhos foram seu avô paterno, Eugène, 11º Príncipe de Ligne, e sua avó materna, a supracitada Grã-Duquesa Charlotte.

 

FORMAÇÃO E SERVIÇO MILITAR

 

Depois de concluir o curso secundário, o Príncipe Michel, então com 17 anos de idade, ingressou nas Forças Armadas da Bélgica, onde serviu como piloto de helicóptero e paraquedista. Tem atualmente a patente de Coronel da Componente Aérea do Exército Belga e encontra-se na Reserva.

Além de português e francês, o Príncipe fala fluentemente inglês e compreende bem alemão e espanhol.

 

PRÍNCIPE DE LIGNE

 

Tornou-se o 14º Príncipe e Chefe da Casa de Ligne por ocasião do falecimento de seu pai, a 21 de agosto de 2005. Desde então, como o Senhor do Castelo de Beloeil, o Príncipe desempenha um importante papel social na comunidade vizinha à propriedade, atuando como Patrono da Maratona e da Meia-Maratona de Beloeil, realizadas todos os anos, em outubro.

É ainda Patrono da Capela de Música da Rainha Elisabeth e da Feira de Antiguidades de Bruxelas, bem como Membro Honorário da Comissão Real de Surdos e Cegos.

Como marido de uma Princesa do Brasil, o Príncipe Michel desenvolveu forte afeição por nosso País, o qual visita anualmente, e por nosso povo, no qual admira, dentre tantas qualidades inatas, o calor humano com que recebemos todos os que têm a felicidade de aqui afluir.

Naturalmente, também acompanha Dona Eleonora quando esta representa a Família Imperial Brasileira em eventos na Europa e também no Brasil.

 

HONRARIAS

 

O Príncipe é Grã-Cruz da Imperial Ordem da Rosa (Casa Imperial do Brasil); Oficial das Ordens de Leopoldo, da Coroa e de Leopoldo II (Reino da Bélgica); Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro Espanhola e Grande da Espanha (Reino da Espanha).

 

A Família Imperial

Linha de Sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil