Dona Christine
DONA CHRISTINE DE LIGNE DE ORLEANS E BRAGANÇA,
PRINCESA IMPERIAL VIÚVA DO BRASIL
Sua Alteza Imperial e Real a Senhora Dona Christine Marie Elisabeth de Ligne de Orleans e Bragança, Princesa Imperial Viúva do Brasil, Princesa do Brasil, Princesa de Ligne, é viúva do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, e cunhada do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil.
INFÂNCIA
Dona Christine nasceu a 11 de agosto de 1955, no Castelo de Beloeil, propriedade ancestral de sua Família, a Casa Principesca de Ligne, em Beloeil, Bélgica, onde cresceu. É filha do Príncipe Antônio, 13º Príncipe de Ligne, e da Princesa Alice de Luxemburgo.
FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL
Estudou no Colégio São Vicente de Paulo, em Beloeil; no Instituto das Freiras Dominicanas de Froyennes, Bélgica; e no Colégio da Assunção, em Paris, França. Também estudou Filosofia na Universidade de Madri, Espanha; frequentou o Instituto Superior de Tradutores e Intérpretes de Bruxelas, Bélgica; e fez cursos de especialização no cuidado a crianças com necessidades especiais.
Depois de concluir o ensino médio, viveu seis meses na Índia, com as Irmãs da Santa Cruz, cuidando de crianças carentes. Depois de concluir o ensino superior, trabalhou como intérprete no Mercado Comum Europeu, em Bruxelas. No Brasil, é voluntária na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Fala português, francês e inglês e entende alemão e espanhol.
CASAMENTO E FILHOS
Casou a 26 de setembro de 1981, na Igreja São Pedro, em Beloeil, com o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança (Príncipe Imperial desde 15 de julho de 2022), com quem teve quatro filhos – o Príncipe Dom Pedro Luiz de Orleans e Bragança, nascido a 12 de janeiro de 1983 e falecido a 1º de junho de 2009; a Princesa Dona Amélia de Orleans e Bragança, nascida a 15 de março de 1984; o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Rafael de Orleans e Bragança, nascido a 24 de abril de 1986; e a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança, nascida a 8 de junho de 1989 – e dois netos – Joaquim e Nicholas Spearman, filhos de Dona Amélia e James Spearman.
Em 2015, mudaram-se de Petrópolis, Rio de Janeiro, para a capital fluminense.
Dom Antonio faleceu a 8 de novembro de 2024.
PRINCESA IMPERIAL VIÚVA DO BRASIL
Viaja pelo Brasil, participando de Encontros Monárquicos, solenidades e outros eventos, visitando instituições e tendo contato com os brasileiros. Também participa de eventos no exterior e concede entrevistas à imprensa nacional e internacional.
GOSTOS E PASSATEMPOS
Dom Antonio é um grande apreciador do golfe e do futebol, torcendo, neste último esporte, assim como toda a Família Imperial, pelo Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro.
Em seus momentos de descanso, o Príncipe tem o hábito de ler livros e assistir documentários a respeito de temas históricos e religiosos.
HONRARIAS
É Grã-Cruz da Imperial Ordem da Rosa (Casa Imperial do Brasil); Grã-Cruz da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém (Santa Sé); e Dama da Real Ordem da Rainha Santa Isabel (Casa Real de Portugal).
GOSTOS E PASSATEMPOS
Segue um amplo programa de atividades culturais como exposições, espetáculos, artes em geral, conferências e palestras. A música é um de seus principais interesses, tendo participado de corais religiosos quando solteira.