Dom Rafael

DOM RAFAEL DE ORLEANS E BRAGANÇA

 

Sua Alteza Real o Senhor Dom Rafael Antonio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga de Orleans e Bragança, Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans e Bragança, é o quarto na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

 

INFÂNCIA

Nasceu no dia 24 de abril de 1986, no Rio de Janeiro, sendo o terceiro dos quatro filhos do Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança e de sua esposa, a Princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança.

Seus padrinhos foram seu tio paterno, o Príncipe Dom Francisco de Orleans e Bragança, e sua tia materna, a Condessa Philippe de Nicolaÿ (nascida Princesa Sophie de Ligne).

Foi criado em Petrópolis, junto de seus irmãos, o saudoso Príncipe Dom Pedro Luiz e as Princesas Dona Amélia e Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança.

 

FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL

Estudou no Instituto Social São José e no Colégio Ipiranga, ambos em Petrópolis. Em 2010, concluiu o curso de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Após o término de seus estudos secundários, passou seis meses em Paris (França), onde trabalhou como vendedor em uma loja de departamentos. Retornando ao Brasil a fim de iniciar sua formação universitária, foi guia turístico no Rio de Janeiro, antes de estagiar em uma incorporadora imobiliária e em uma grande multinacional do ramo de bebidas. 

Formado, trabalhou nesta última empresa por dez anos, em escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Londres (Reino Unido). Atualmente, é sócio de uma empresa de consultoria com escritórios em Londres e Nova York (Estados Unidos).

Fala fluentemente português, francês e inglês e compreende bem alemão e espanhol.

 

PRÍNCIPE DO BRASIL

Desde muito jovem, participa de Encontros Monárquicos e eventos correlatos, viajando por todo o Brasil, a fim de conhecer profundamente o País e travar contato com brasileiros das mais variadas origens e pensamentos.

 

GOSTOS E PASSATEMPOS

Esportista nato, pratica assiduamente golfe, tênis, squash e futebol, sendo neste último esporte, assim como toda a Família Imperial Brasileira, torcedor do Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro. 

Sempre gostou também de desenhar, tendo feito curso de desenho na juventude, apesar de eventualmente ter perdido a prática. Aprecia muito os desenhos feitos a lápis, sobretudo retratos, sendo um grande admirador dos croquis de Leonardo da Vinci.

Nas horas vagas que lhe proporcionam sua atividade profissional e a agenda de representação da Família Imperial, gosta de viajar, principalmente à Europa Oriental, Oriente Próximo e Sudeste Asiático.

 

HONRARIAS

É Grã-Cruz das Imperiais Ordens de Pedro I e da Rosa (Casa Imperial do Brasil).

 

A Família Imperial

Linha de Sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil