NOTA DE FALECIMENTO: S.E. FRA MARCO LUZZAGO, LUGAR-TENENTE DA ORDEM DE MALTA (1950-2022)

Publicado em 10/06/2022 às 17:00:29

 

Faleceu na terça-feira, dia 7 de junho, em Sforzacosta, na Itália, aos 72 anos de idade, em decorrência de breve enfermidade, Sua Excelência Fra Marco Luzzago, Lugar-Tenente da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta (comumente chamada apenas de “Ordem de Malta”).

 

Nascido em 1950, em Brescia, também na Itália, Fra Marco era oriundo de antiga Família da Nobreza Italiana. Depois de concluir seus estudos secundários no Instituto dos Franciscanos de Brescia, cursou Medicina nas Universidades de Pádua e Parma (ambas na Itália), antes de assumir a administração das propriedades de sua Família.

 

Em 1975, ingressou na Ordem de Malta, no Grão-Priorado da Lombardia e Veneza (Itália), participando regularmente das peregrinações internacionais da Ordem a Lourdes (França) e das peregrinações nacionais a Assis e Loreto (Itália). Em 2003, prestou seus votos solenes. Em 2010, tendo decidido dedicar-se totalmente à Ordem, passou a residir em uma de suas Comendas, em Marcas (Itália). Em 2011, tornou-se Comandante de Justiça do Grão-Priorado de Roma (Itália). Entre 2017 e 2020, foi Conselheiro da Associação Italiana da Ordem de Malta.

 

Por fim, a 8 de novembro de 2020, Fra Marco foi eleito Lugar-Tenente, posição que ocuparia até ser eventualmente elevado a Príncipe e Grão-Mestre da Ordem de Malta, Mais Humilde Servo dos Pobres de Jesus Cristo.

 

Fundada em 1099, no Reino de Jerusalém, pelo Bem-Aventurado Gerardo, sob o lema “Defesa da Fé e assistência aos pobres”, a Ordem de Malta é uma das mais antigas e certamente a mais célebre ordem de cavalaria da Cristandade, trabalhando ao longo destes nove séculos em prol da propagação e defesa da verdadeira Fé e do cuidado aos pobres, doentes e desvalidos.

 

Agindo dentro das melhores tradições de seus maiores, os Príncipes Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, são desde 2002 Bailios Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem de Malta. E seu irmão e eventual sucessor dinástico, o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança, é desde 2010 Cavaleiro Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem de Malta.

 

Em nome de Dom Luiz e no seu próprio, Dom Bertrand e Dom Antonio enviaram hoje mensagem de condolências ao Lugar-Tenente Interino, Fra Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas Boas, que pode ser lida abaixo.