NOTA DE FALECIMENTO: S.A.R. O DUQUE CARL DE WÜRTTEMBERG, CHEFE DA CASA REAL DE WÜRTTEMBERG (1936-2022)

Publicado em 16/06/2022 às 17:00:12

 

Faleceu no passado dia 7 de junho, em Ravensburg, na Alemanha, aos 85 anos de idade, depois de prolongada enfermidade, Sua Alteza Real o Duque Carl de Württemberg, Chefe da Casa Real de Württemberg.

 

O Duque Carl Maria Peter Ferdinand Philipp Albrecht Joseph Michael Pius Konrad Robert Ulrich de Württemberg nasceu a 1º de agosto de 1936, em Friedrichshafen, também na Alemanha. Era o sexto dos sete filhos do Duque Philipp Albrecht de Württemberg, Chefe da Casa Real de Württemberg de 1939 até o seu falecimento, em 1975, e o quinto nascido de seu segundo casamento, com a Arquiduquesa Rosa da Áustria-Toscana.

 

Formado em Direito, o Duque ascendeu à condição de Chefe da Casa Real no dia 15 de abril de 1975, quando faleceu seu pai, passando a administrar as vastas propriedades de sua Família e tornando-se ainda um grande apoiador das instituições de caridade, como a Cruz Vermelha Alemã.

 

A 21 de agosto de 1960, na Capela do Castelo de Althausen, na Alemanha, o Duque Carl havia desposado a Princesa Diane de Orleans, filha do Príncipe Henri de Orleans, Conde de Paris, Chefe da Casa Real da França de 1940 até o seu falecimento, em 1999, e de sua esposa, a Princesa Dona Isabel de Orleans e Bragança. Do feliz matrimônio nasceram-lhes seis filhos – o Duque Hereditário Friedrich, os Duques Eberhard, Philipp e Michael e as Duquesas Mathilde (Princesa de Waldburg de Zeil e Trauchburg) e Fleur (Condessa Moritz de Goëss) de Württemberg –, 16 netos e uma bisneta.

 

Como seu filho primogênito faleceu ainda em 2018, em um acidente automobilístico, o Duque foi sucedido na Chefia da Casa Real por seu neto, o jovem Duque Hereditário Wilhelm de Württemberg (primogênito dos três filhos e único varão do Duque Hereditário Friedrich e de sua esposa, a Princesa Marie de Wied), que agora deverá dar continuidade às tradições de seus antepassados, que reinaram desde 1081 – como Condes, Duques e, finalmente, Reis de Württemberg – até 1918, quando, terminada a Primeira Guerra Mundial, foi proclamada a República na Alemanha, com as desastrosas consequências bem conhecidas por todos.

 

A Família Imperial Brasileira e a Família Real Württembergiana desde sempre mantêm excelentes relações. O Duque Carl era um primo segundo do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, sendo ambos bisnetos do Príncipe Dom Alfonso de Bourbon-Sicílias, Conde de Caserta, Chefe da Casa Real das Duas Sicílias de 1894 até o seu falecimento, em 1934, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria Antonietta de Bourbon-Sicílias.

 

Em nome de Dom Luiz, seu irmão e imediato sucessor dinástico, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, enviou na segunda-feira, dia 13 de junho, mensagem de condolências ao Duque Wilhelm, que reproduzimos abaixo, traduzido o texto do original em francês para o português.

 

A todos encarecemos orações pelo descanso eterno da alma deste preclaro filho de nossos maiores.