NOTA DE FALECIMENTO: PROF. ROGÉRIO DA SILVA TJÄDER

Publicado em 24/11/2023 às 17:00:33

 

Cumprimos o doloroso dever de comunicar o falecimento do Decano dos monarquistas brasileiros, Prof. Rogério da Silva Tjäder, na terça-feira, 21 de novembro, em Valença, Rio de Janeiro.

 

Professor de História, Pedagogia, Francês e Inglês e escritor, o Prof. Tjäder foi membro do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto e da Academia Valenciana de Letras. Sobre a Monarquia, escreveu os livros A Dupla Nacionalidade de D. Pedro I (1981), Monarquia? Por quê? (1991), Transmigração da Família Real Portuguesa para o Brasil (2008), O que é Monarquia (2010), D. Amélia de Leuchtenberg – A Imperatriz das Rosas (2013) e D. Thereza Christina Maria de Bourbon e Bragança – “A Mãe dos Brasileiros” (2015).

 

Monarquista desde a adolescência, quando passou a participar de reuniões monárquicas no Rio de Janeiro, em 1945, aos 14 anos de idade, fez parte do grupo de monarquistas que recebeu o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento, em 1981, sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, e filhos mais velhos – dentre os quais o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, atual Chefe da Casa Imperial do Brasil –, quando a Família Imperial Brasileira retornou em definitivo ao Brasil, encerrando seu Exílio imposto depois do golpe de Estado de 15 de novembro de 1889.

 

A dedicação do Prof. Tjäder à Causa Monárquica e a lealdade dele à Família Imperial continuaram ao longo de toda a sua vida.

 

Informados do falecimento, Dom Bertrand e seu irmão e cunhada, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, transmitiram seus sentimentos de pesar à família enlutada.

 

Rogam-se orações pelo descanso eterno da alma do valoroso monarquista.

 

Pró Monarquia / Secretariado da Casa Imperial do Brasil