MENSAGEM DO PRÍNCIPE IMPERIAL DO BRASIL

Publicado em 08/08/2022 às 17:00:04

MENSAGEM DO PRÍNCIPE IMPERIAL DO BRASIL

 

Meus caros brasileiros e monarquistas,

 

O recente falecimento de meu querido irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, levou-me a refletir, com imensuráveis saudades e gratidão, a respeito de tudo aquilo que ele pôde representar em nosso convívio no seio familiar e também no labor comum – sob sua inspiradora liderança – com vistas ao encaminhamento do Brasil às vias gloriosas de sua vocação histórica.

 

Lembro-me da vida maravilhosa que tivemos com nossos pais e demais irmãos na Fazenda no Paraná; das brincadeiras e do desvelo do primogênito por seus irmãos mais novos; da forma como ele procurou sempre nos orientar com seu exemplo e afeto; e também de sua incansável atuação, ao longo de quatro décadas, em prol da Restauração da Monarquia em nosso grande e amado Brasil.

 

Em todos esses momentos, Dom Luiz representou não apenas para nós, seus familiares, como também para todos aqueles que o conheceram e o acompanharam, a figura de um Chefe de Estado ideal, verdadeiramente um Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil. Ele foi sempre de uma boa vontade imensa, um católico fervoroso e um brasileiro muito patriota e corajoso, que jamais teve medo de expor suas opiniões quanto à situação atual do Brasil e da Cristandade.

 

Tudo isso Dom Luiz fez desde o início com o inestimável e eficaz auxílio de nosso irmão, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que o sucedeu como Chefe da Casa Imperial do Brasil.

 

E é para ele, nosso novo Imperador de jure, que me volto agora, com lealdade de súdito e afeto de irmão, dedicando-lhe o melhor de meus esforços, sempre em consonância com os princípios e ideais encarnados por ele e, antes dele, por Dom Luiz e também por nosso saudoso e inolvidável pai, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança.

 

Agradeço a todos – antigos e novos monarquistas, amigos de todo o Brasil e igualmente do Exterior – pelas orações – sempre o maior consolo – nas intenções de Dom Luiz e da Família Imperial, pelas comoventes homenagens a nosso irmão e pelos bons votos a nós formulados ao longo das últimas semanas.

 

Podem estar certos de que Dona Christine, eu e nossos filhos estaremos sempre à disposição do Brasil, trabalhando por um País melhor, que, sabemos, virá através do retorno à Monarquia, com as bênçãos de Deus Nosso Senhor e de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

 

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2022

 

Dom Antonio de Orleans e Bragança

Príncipe Imperial do Brasil