MENSAGEM DO PRÍNCIPE IMPERIAL DO BRASIL A PROPÓSITO DO SOCORRO A PETRÓPOLIS

Publicado em 22/02/2022 às 17:00:22

MENSAGEM DO PRÍNCIPE IMPERIAL DO BRASIL A PROPÓSITO DO SOCORRO A PETRÓPOLIS

 

Meus caros brasileiros,

 

Transcorrida uma semana desde as fortes chuvas que atingiram Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, permanecem gravadas na memória de todos nós as terríveis imagens de devastação e pavor causadas por deslizamentos, enxurradas e enchentes que flagelaram aquela cidade tão estreitamente ligada à Família Imperial, e pela qual meus irmãos, sobrinhos e eu devotamos profunda afeição, extensiva à boa gente que ali habita.

 

A dor e a desolação de nossos irmãos petropolitanos, que assim perderam seus entes mais queridos, suas residências e seus bens, suscitaram em nossas almas esse sentimento tão brasileiro de comiseração, de piedade e de ajuda. De todo o Brasil começaram então a afluir para a região sinistrada auxílios dos mais diversos.

 

Agindo sempre em nome de meu augusto irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, o anseio veemente de meu coração pesaroso, no primeiro momento, era poder levar, de alguma maneira, o consolo material e, sobretudo, espiritual àqueles que mais necessitavam, procurando assim mitigar a dor que em diversos modos e graus os atingia. Por isso, logo devotei minhas preces a Deus Nosso Senhor, rogando pelo descanso eterno dos falecidos e pelo conforto de todas as demais vítimas do desastre natural, potencializado, infelizmente, por certo descaso humano.

 

Seguindo o luzidio exemplo de meus maiores – penso aqui, com particular devoção, na figura veneranda de minha bisavó, a Princesa Isabel –, era também o meu desejo poder fazer chegar a Petrópolis uma ajuda material que de algum modo servisse de amparo e proporcionasse ânimo para o necessário soerguimento da cidade.

 

Ao comunicar estes meus anseios aos que comigo convivem mais de perto, foi possível, graças à diligência e operosidade de devotados monarquistas, organizar a coleta de alimentos, roupas e bens de primeira necessidade. Meu sobrinho, o Príncipe Dom Rafael, encarregou-se, em nome da Família Imperial, de liderar o grupo de voluntários que fez a entrega dessas doações na Paróquia São José da Lagoa, no Rio de Janeiro, no passado domingo, dia 20 de fevereiro.

 

Nesta hora de grave necessidade, nossa Família sente-se especialmente unida no sofrimento, mas também no cristão sentimento de esperança, a todos aqueles física ou moralmente feridos pelo tão calamitoso evento.

 

Rogo a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, e a São Pedro de Alcântara, que com a Santa Mãe de Deus tem a honra de dividir o celeste padroado desta Nação, que velem por todos os petropolitanos e façam a querida Petrópolis reerguer-se do impacto desses flagelos naturais que a atingiram, bem como dos flagelos morais que vão dilacerando a nossa sofrida sociedade.

 

São Paulo, 22 de fevereiro de 2022

 

Dom Bertrand de Orleans e Bragança

Príncipe Imperial do Brasil