MENSAGEM DE FELICITAÇÕES AO REI DA DINAMARCA PELA SUA ASCENSÃO

Publicado em 15/01/2024 às 12:00:12

 

Neste domingo, 14 de janeiro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, enviou mensagem de felicitações ao Rei Frederico X da Dinamarca pela ascensão dele ao Trono Dinamarquês, por ocasião da abdicação de sua mãe, a Rainha Margarida II da Dinamarca, no mesmo dia, depois de 52 anos de reinado – o mais longo da história dinamarquesa. O novo Soberano – Chefe de Estado da Dinamarca – foi aclamado em cerimônia em Copenhague, capital do país.

 

O Rei Frederico nasceu a 26 de maio de 1968, em Copenhague, e é o mais velho dos dois filhos da Rainha Margarida e do Príncipe Consorte Henrique da Dinamarca. Serviu nas Forças Armadas Dinamarquesas e é formado em Ciência Política. O Rei casou, a 14 de maio de 2004, também em Copenhague, com a agora Rainha Maria da Dinamarca, com quem tem quatro filhos: o Príncipe Herdeiro Cristiano, a Princesa Isabel, o Príncipe Vicente e a Princesa Josefina da Dinamarca.

 

Dom Bertrand e o Rei Frederico são primos de quinto grau; seus ancestrais comuns mais recentes foram o Duque Frederico de Saxe-Coburgo-Saalfeld e a Condessa Augusta de Reuss-Ebersdorf, que viveram entre a segunda metade do século XVIII e a primeira do XIX. Além do parentesco, a Família Imperial Brasileira e a Família Real Dinamarquesa (Casa de Glücksburgo; reinante desde 1863) mantêm boas relações, encontrando-se ocasionalmente, em eventos oficiais e familiares.

 

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Dinamarca vêm desde 1828, nos reinados do Imperador Dom Pedro I e do Rei Frederico VI da Dinamarca. O Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Thereza Christina visitaram aquele país em 1876, sendo recebidos pelo então Príncipe Regente e depois Rei Frederico VIII da Dinamarca. A Rainha Margarida visitou oficialmente o Brasil em 1999, e o Rei Frederico – então Príncipe Herdeiro da Dinamarca – fez o mesmo em 2012 e 2016.

 

Temos a alegria de compartilhar com os monarquistas e amigos da Família Imperial o texto original da mensagem de felicitações, em francês, e sua tradução para o português.

 

Foto: Suas Majestades o Rei Frederico X e a Rainha Maria da Dinamarca.