NA BÉLGICA, OS PRÍNCIPES DE LIGNE RECEPCIONAM O PÚBLICO PARA O 32° CONCURSO AMARÍLIS

Publicado em 28/04/2022 às 12:00:32

AGENDA DOS PRÍNCIPES (23/04/22)

 

 

No sábado, dia 23 de abril, o nobre belga Michel, 14º Príncipe de Ligne, e sua esposa, a Princesa de Ligne, Dona Eleonora de Orleans e Bragança, acompanhados do filho, o Príncipe Hereditário Henri de Ligne, abriram o 32º Concurso Amarílis, a ser realizado até o próximo dia 1º de maio, em sua residência, o Castelo de Beloeil, situado na cidadezinha também chamada Beloeil, na Província de Hainaut, no Reino da Bélgica. Muito honrou a solenidade com a sua presença a Princesa Claire da Bélgica.

 

Idealizado em 1988, pela então Princesa de Ligne, Alix de Luxemburgo, saudosa e augusta mãe do Príncipe Michel, o Concurso celebra todos os anos o início da primavera na Europa, reunindo cerca de 2 mil amarílis e 600 orquídeas, harmonicamente distribuídas em belíssimos arranjos espalhados pelos jardins, cômodos historicamente preservados, corredores e escadarias do Castelo, misturando-se habilmente ao mobiliário, retratos, quadros, estátuas e esculturas.

 

O evento atrai sempre centenas de visitantes, vindos de toda a Bélgica como também do Exterior. Tamanho sucesso angariou o alto patrocínio da Casa Real Belga, habitualmente representada na ocasião pela Princesa Claire, cunhada do Rei Philippe dos Belgas. A abertura do Concurso reúne, ademais, membros da Nobreza do Reino, bem como autoridades e moradores locais, bem demonstrando a relação de afeto cristão que há séculos une a Família Principesca de Ligne à boa gente de Beloeil.

 

As origens da Casa de Ligne remontam ao século XI, tendo os seus membros se destacado, ao longo dos séculos, como cruzados, heróis de guerra, diplomatas, articuladores políticos e artistas, que serviram sucessivamente aos Condes de Hainaut, aos Reis da França, aos Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico e aos Reis dos Belgas. Desde 1394, a Família reside no Castelo de Beloeil – popularmente chamado de a “Versalhes belga” –, donde desempenham um importante papel social.