MENSAGEM DE FELICITAÇÕES AO REI E À RAINHA DO REINO UNIDO POR SUA COROAÇÃO

Publicado em 05/05/2023 às 12:00:31

 

O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, enviou hoje uma mensagem de felicitações ao Rei Charles III e à Rainha Camilla do Reino Unido por sua Coroação, neste sábado, dia 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres, capital do Reino Unido. Chefe de Estado também de outros 14 países e Chefe da Comunidade das Nações, o Rei será o 40º Soberano coroado na Abadia desde 1066. E sua esposa, a Rainha, será a primeira consorte coroada desde 1937.

 

Nosso Imperador “de jure” e o Rei são primos em quinto grau, com intervalo de uma geração, com o Duque Franz de Saxe-Coburgo-Saalfeld e sua segunda esposa, a Condessa Augusta de Reuss-Ebersdorf, que viveram entre a segunda metade do século XVIII e a primeira do XIX, como ancestrais comuns mais recentes. A Família Imperial Brasileira e a Família Real Britânica mantêm boas relações, encontrando-se ocasionalmente em eventos oficiais e reuniões familiares.

 

O Brasil e o Reino Unido estabeleceram relações diplomáticas pouco depois de nossa Independência, em 1822, através de um tratado assinado pelo Imperador Dom Pedro I e o Rei George IV, em 1825. Já em 1871, o Imperador Dom Pedro II se tornou o primeiro não-europeu e até hoje a única pessoa das Américas a receber a Nobilíssima Ordem da Jarreteira, a mais importante condecoração britânica, dada pela Rainha Victoria, que recebeu do Imperador a Grã-Cruz da Imperial Ordem de Pedro I.

 

Mais recentemente, em 1968, a Rainha Elizabeth II e seu marido, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, em visita de Estado ao Brasil, estiveram com o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento, em 1981, e sua esposa, a Princesa Consorte do Brasil, Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, pais de Dom Bertrand, que é amigo da Princesa Marie-Christine de Kent, esposa do Príncipe Michael de Kent, primo-tio do Rei Charles III.

 

Disponibilizamos abaixo a mensagem de felicitações de Dom Bertrand ao Rei Charles III e à Rainha Camilla, no original em inglês e traduzida para o português.