MENSAGEM DE FELICITAÇÕES AO NOVO PRÍNCIPE E GRÃO-MESTRE DA ORDEM DE MALTA

Publicado em 08/05/2023 às 12:00:45

 

Os Príncipes Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e Dom Antonio de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, enviaram na sexta-feira, dia 5 de maio, uma mensagem de felicitações ao 81º Príncipe e Grão-Mestre da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São de Jerusalém, de Rodes e de Malta, Fra John Timothy Dunlap, eleito na quarta-feira, dia 3 de maio, em cerimônia na Sede Ordem, o Palácio Magistral, em Roma, capital da Itália.

 

Natural do Canadá, Fra John é formado em Direito e trabalhou como advogado antes de ser admitido na Ordem de Malta, em 1996. Feito Cavaleiro Professo em 2008, foi eleito para o Conselho Soberano em 2009, reeleito em 2014, e já vinha liderando a Ordem, como Lugar Tenente do Grão-Mestre, desde o falecimento de seu antecessor nesta função, Fra Marco Luzzago, em 2022. Fra John é o primeiro Príncipe e Grão-Mestre nascido nas Américas.

 

O Príncipe e Grão-Mestre é eleito pelo Conselho Pleno de Estado da Ordem de Malta para cumprir um mandato de dez anos, durante o qual deve se dedicar inteiramente ao desenvolvimento dos trabalhos da Ordem e servir como exemplo de cristão para todos os membros. Desde 1607, o Grão-Mestre tem o título de “Príncipe”, por mercê do Imperador Rodolfo II do Sacro Império Romano-Germânico, e o tratamento de “Alteza Eminentíssima”, por mercê do Papa Paulo V.

 

Fundada em 1099, no Reino de Jerusalém, pelo Bem-Aventurado Gerardo, sob o lema “Defesa da Fé e assistência aos pobres”, a Ordem de Malta é a mais célebre e uma das mais antigas ordens de cavalaria da Cristandade, dedicada, ao longo dos séculos, à defesa e propagação da verdadeira Fé e ao cuidado dos mais necessitados. Dom Bertrand é Bailio Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem desde 2002, sendo o membro mais graduado nas Américas. Já Dom Antonio é Cavaleiro da Ordem desde 2010.