EM COIMBRA, DOM BERTRAND PARTICIPA DE JANTAR E MINISTRA AULA ABERTA NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Publicado em 12/05/2022 às 12:00:21

AGENDA DOS PRÍNCIPES (02 E 03/05/22)

 

 

Nos dias 2 e 3 de maio, segunda e terça-feira, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, esteve em visita a Coimbra, na Região do Centro de Portugal, onde participou, como convidado de honra, representando a Casa Imperial do Brasil, de eventos promovidos em comemoração pelo Bicentenário da Independência do Brasil, bem demonstrando não apenas o seu grande prestígio pessoal, mas também o do ramo brasileiro da Dinastia Bragantina.

Na segunda, Dom Bertrand foi homenageado com um jantar na Casa Costa Lobo, gentilmente oferecido por D.ª Joana Costa Lobo, cuja família é proprietária daquele singular imóvel – que reúne características arquitetônicas de diferentes períodos históricos – desde o século XIX. Concorreram à ágape amigos do insigne homenageado e de sua anfitriã, monarquistas portugueses, figuras representativas da sociedade local e distintas senhoras.

 

Já na terça, o Príncipe visitou a célebre e histórica Universidade de Coimbra, fundada em 1290, por seu remoto antepassado, o Rei Dom Dinis I de Portugal. Contando atualmente com aproximadamente 25 mil estudantes, vindos de todo o mundo, a Universidade é organizada em oito Faculdades, que oferecem formação em todos os graus acadêmicos. Um dos mais destacados alunos brasileiros de Coimbra foi, sem dúvida alguma, José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil.

 

Durante a sua visita, Dom Bertrand teve a grata satisfação de ministrar aula aberta, intitulada “O Brasil e a sua Emancipação Política em 1822”, à Turma de História do Direito Luso-Brasileiro da Faculdade de Direito. O Príncipe demonstrou-lhes que a separação política entre o Brasil e Portugal não foi uma ruptura revolucionária, mas sim uma emancipação natural e pacífica, conservando o Brasil a língua, a cultura, a Monarquia, a Dinastia e, sobretudo, a Fé herdadas de nossa Pátria Mãe Lusa.

 

Ao final de sua exposição, Dom Bertrand foi longa e entusiasticamente aplaudido, antes de ser bastante requisitado para cumprimentos e fotografias pelos numerosos alunos presentes, muitos dos quais eram monarquistas. Havia jovens de Portugal, do Brasil e de Guiné-Bissau, dignos representantes do Mundo Lusófono, que fizeram questão de, seguindo a tradição, estender sobre o chão, para que o Príncipe passasse sobre ela, a capa preta cerimonial que os alunos da Universidade usam em ocasiões formais.

 

Acompanhou Dom Bertrand em sua passagem por Coimbra e o introduziu à assistência de sua palestra o Prof. Dr. Ibsen José Casas Noronha, veterano monarquista e amigo de longa data da Família Imperial Brasileira. Ele foi o Presidente da Juventude Monárquica do Brasil em fins da década de 1990, e hoje possui a distinção de ser o primeiro brasileiro a lecionar na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde ocupa a posição de Regente da Cadeira de História do Direito Luso-Brasileiro.