DOM RAFAEL RECEBE A GRÃ-CRUZ DA REAL ORDEM MILITAR DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE VILA VIÇOSA, DE PORTUGAL

Publicado em 18/10/2023 às 12:00:37

 

O Secretariado da Casa Imperial tem a alegria de anunciar que, no último dia 6 de fevereiro, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, recebeu do Príncipe Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal, a Grã-Cruz da Real Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a mais importante ordem de cavalaria da Casa Real Portuguesa. Na foto da esquerda, Dom Rafael aparece usando a miniatura dessa Ordem.

 

A Ordem de Vila Viçosa foi criada pelo Rei Dom João VI, a 6 de fevereiro de 1818, dia de sua Aclamação, para agradecer a Nossa Senhora da Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal, pelo país ter sobrevivido às Guerras Napoleônicas, de 1803 a 1815. Como mostra a foto da direita, sua insígnia é um medalhão coroado, em forma de estrela, com um círculo ao centro, onde se lê as letras “AM” (de Ave Maria), com a inscrição “Padroeira do Reino”, usado em uma banda azul com riscas laterais brancas, em ocasiões de gala.

 

O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, tio de Dom Rafael, também tem a Grã-Cruz dessa Ordem, e sua cunhada, a Princesa Imperial do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, mãe de Dom Rafael, é Dama da Real Ordem de Santa Isabel, outra ordem de cavalaria portuguesa. Dom Duarte e seu filho e imediato sucessor dinástico, o Príncipe da Beira, Dom Afonso de Bragança, têm a Grã-Cruz da Imperial Ordem da Rosa, da Casa Imperial Brasileira.

 

Ao condecorar Dom Rafael com a Ordem de Vila Viçosa, Dom Duarte usou o “Fons honorum” (Fonte de Honra, em latim), direito que um Soberano, reinante ou de direito, tem de conceder títulos e honrarias. Dom Bertrand também pretende usar o “Fons honorum” em breve. Assim como seus antecessores na Chefia da Casa Imperial, o Imperador “de jure” não fará essas concessões com frequência, mas apenas em casos muito especiais, a fim de mostrar que não abre mão de seus direitos.

 

Chefe de Casa desde 1976, Dom Duarte é bisneto da Princesa Dona Isabel e do Conde d’Eu. O Príncipe é primo de segundo grau de Dom Bertrand e seus irmãos, cujo avô paterno, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, era irmão do avô materno de Dom Duarte, o Príncipe Dom Pedro de Alcantara de Orleans e Bragança. Dom Duarte é também primo de Dona Christine, cujas bisavós, as Infantas Dona Maria Ana e Dona Maria Antônia de Bragança, eram irmãs do avô paterno dele, o Infante Dom Miguel de Bragança.