DOM GABRIEL PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO EM APARECIDA-SP

Publicado em 26/04/2022 às 12:00:17

AGENDA DOS PRÍNCIPES (21/04/22)

 

 

Na quinta-feira, dia 21 de abril, em nome do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, seu sobrinho, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, teve a grata satisfação de visitar Aparecida, no Interior do Estado de São Paulo, a fim de participar, na qualidade de convidado de honra, representando a Casa Imperial do Brasil, da abertura das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e da 113º Festa de São Benedito, Padroeiro do Município.

 

A visita concluiu mais uma etapa do Programa Nacional das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil “A Jornada dos Príncipes”, apoiado pelo Ministério da Defesa, as Forças Armadas, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a sociedade civil organizada, com vistas a levar os membros da Família Imperial Brasileira a refazerem o caminho percorrido por seu antepassado, o Imperador Dom Pedro I, antes de proclamar nossa Independência, a 7 de setembro de 1822.

 

Aparecida teve um papel de eminente importância naquela jornada, pois Dom Pedro I, àquela época Príncipe Real de Portugal e Regente do Brasil, viajando do Rio de Janeiro a São Paulo, em fins de agosto de 1822, ali rezou diante da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que em 1717 fora retirada das águas do Rio Paraíba do Sul por valorosos pescadores. Dom Pedro I prometeu então que, se tudo corresse bem, faria da Virgem de Aparecida a Rainha e Padroeira do Brasil Independente.

 

Em sua chegada ao Município, Dom Gabriel foi cordialmente recebido no Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, onde, após ser servido um café da manhã de boas vindas, o Príncipe participou de Mesa Redonda sobre o tema “200 anos da Independência do Brasil”, na qual falou de tudo aquilo que o nosso País foi e ainda é chamado a realizar pela Divina Providência, sendo longa e entusiasticamente aplaudido pelos presentes ao final de sua exposição.

 

Ato contínuo, Dom Gabriel foi homenageado com um almoço oferecido no Restaurante da Pousada do Bom Jesus, ao qual concorreram o Prefeito, Sr. Luiz Carlos de Siqueira, e a Secretária Municipal de Turismo, Sra. Zenilda Cristina da Cunha, bem como outras autoridades municipais, ilustres convidados, veteranos e jovens monarquistas, figuras representativas da sociedade aparecidense e distintas senhoras.

 

O Príncipe participou então da Festa de São Benedito – considerada a maior manifestação religiosa, cultural e folclórica de São Paulo –, saindo em charrete festiva, durante a Cavalgada de São Benedito, em direção à Praça Dr. Benedito Meirelles, onde assistiu, do palanque do Prefeito, a uma série de apresentações artísticas. Ao final, Dom Gabriel discursou à boa gente ali reunida, enaltecendo a beleza dos festejos e agradecendo a calorosa acolhida que recebeu durante toda a sua estadia.


Por fim, o Príncipe assistiu à Novena e à Santa Missa celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Benedito, em honra do Padroeiro. Dom Gabriel – a exemplo de seus insignes maiores – rezou pela recondução do Brasil às vias gloriosas de sua vocação histórica, através da Restauração de uma sociedade autenticamente cristã e monárquica, de modo que o nosso País enfim possa ser um magnífico Império de expressão mundial, verdadeiramente e sempre mais, a Terra de Santa Cruz.

 

A visita do Príncipe com toda certeza deu o tom das comemorações do Bicentenário da Independência em Aparecida. O evento contou com extensa cobertura da imprensa e adesão maciça e entusiasmada da população local; e Dom Gabriel, como mais não poderia ser, sempre coerente com a tradição da Sereníssima Casa de Bragança, atendeu com a mesma cortesia grandes e pequenos, a todos impressionando com a profundidade e a palpitação dos conceitos que emite.

 

Acompanharam o Príncipe ao longo de toda a sua passagem por Aparecida as seguintes altas personalidades: o Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Dr. Malcolm Dale Kigar, Coordenador do Programa Nacional “A Jornada dos Príncipes”; o Presidente do Círculo Monárquico de São Paulo, Dr. Rubens Vuono de Brito Filho; e a Comandante em Chefe do Estado-Maior do Exército Constitucionalista, Dra. Maura Silva de Oliveira.

 

Dom Gabriel é o terceiro e único varão dos cinco filhos do Príncipe Dom Pedro de Alcantara e da Princesa Dona Maria de Fátima de Orleans e Bragança. Descende, por via materna, de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil, e de ilustres Famílias tituladas do Império. Formado em Direito, tem atuado desde sempre na iniciativa privada, e em 2009 desposou a então Srta. Luciana Oliveira de Souza Guaspari. Residem em São Paulo e têm dois filhos.