DOM BERTRAND VISITA A IGREJA DE N.S. DA LAPA E É HOMENAGEADO COM ALMOÇO NO PORTO, EM PORTUGAL

Publicado em 24/05/2022 às 12:00:00

AGENDA DOS PRÍNCIPES (06/05/22)

 

 

Na sexta-feira, dia 6 de maio, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, teve a grata satisfação de visitar a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, em Porto, na Região do Norte de Portugal. Naquele hierático recinto – construído entre 1756 e 1863, pela Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa – encontra-se sepultado, na Capela-Mor, o coração do Imperador Dom Pedro I, indômito tetravô de Dom Bertrand.

 

Diante do Altar da Senhora da Lapa, o Príncipe rezou pela recondução do Brasil – para a glória desta Nação em cujo céu brilha o Cruzeiro do Sul – a Nosso Senhor Jesus Cristo, que de Si mesmo disse com suave e esplendorosa solenidade: Ego sum via et veritas et vita (Jo. 14, 6). Firme nessa Via, nessa Verdade e no estuar dessa Vida, guiado pela Santíssima Virgem, o Brasil enfim poderá ser um magnífico Império de expressão mundial; verdadeiramente e sempre mais, a Terra de Santa Cruz.

 

Dom Pedro I (Rei Dom Pedro IV de Portugal) deixou seu coração à Igreja em testamento, pelo apoio que recebeu de Porto, a Cidade Invicta, na Guerra Civil Portuguesa, que travou contra o irmão, o Rei Dom Miguel I de Portugal, para devolver o Trono à Soberana legítima, sua filha, a Rainha Dona Maria II de Portugal. Desde 1972, ano do Sesquicentenário da Independência do Brasil, o corpo do Imperador repousa na Cripta Imperial sob o Monumento à Independência do Brasil, em São Paulo.

 

Ainda durante sua passagem por Porto, Dom Bertrand foi convidado de honra de almoço gentilmente oferecido, em sua residência, por D.ª Ana Maria Príncipe Oliveira Faria Amador e Pinho, veterana monarquista portuguesa, já bem conhecida pela Família Imperial Brasileira. Concorreram à ágape amigos do insigne homenageado e de sua anfitriã, monarquistas brasileiros e portugueses, figuras representativas da sociedade local e distintas senhoras.

D.ª Ana Maria esteve, há alguns anos, na Sede do Secretariado da Casa Imperial do Brasil, em São Paulo, onde foi recebida em audiência por Dom Bertrand. Posteriormente, ela recepcionou o Príncipe Dom Antonio e a Princesa Dona Christine de Orleans e Bragança quando de uma passagem do ilustre Casal por Porto. Tudo isso bem demonstra não apenas o prestígio de nossa querida Família Imperial, como também a afetividade que une os brasileiros e os portugueses como bons e verdadeiros irmãos.