DOM BERTRAND FAZ VISITA À ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO

Publicado em 07/12/2021 às 12:00:47

AGENDA DOS PRÍNCIPES (24/11/21)

 

 

Na quarta-feira, dia 24 de novembro, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, teve a grata satisfação de visitar a célebre Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo, atendendo ao gentil convite de seu Comandante, o Cel. PM Ironcide Gomes Filho, a fim de discutir, entre outros temas, a passagem do Bicentenário da Independência do Brasil e dos 90 anos do Movimento Constitucionalista de 1932, efemérides a serem celebradas ao longo do ano de 2022.

 

Recebido de forma muito cordial e calorosa, Dom Bertrand pôde conhecer os diferentes departamentos e também os pontos de grande importância histórica da APMBB, considerada uma das melhores e mais importantes academias de Polícia Militar do Brasil. O passeio guiado incluiu ainda a seção de cavalaria e o estande de tiro, que, como mais não poderia ser, despertaram grande interesse no Príncipe, excelente cavalheiro e também praticante assíduo e exímio do tiro desportivo.

 

Acompanharam toda a visita o Ver. Jaime de Souza (Campinas/SP), Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo e ex-aluno daquela Academia; o Dr. Malcolm Forest, Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; e o Cel. PM Sérgio Marques e o Cel. PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda, historiadores da APMBB. Ao final, foi servido o almoço, e todos desfrutaram de uma saborosa feijoada, o que muito agradou a Dom Bertrand, apreciador e entusiasta da culinária típica brasileira.

 

A Família Imperial Brasileira desde sempre nutre profundos respeito e admiração pelas Polícias Militares, instituídas no Brasil pelo bom Rei Dom João VI, que em 1809 fundou a Divisão Militar da Guarda Real da Polícia da Corte, precursora da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A essas forças policiais, legítimas reservas das Forças Armadas, como tal deve ser assegurado, reconhecido e realçado seu papel intransferível na segurança pública e na defesa territorial de nosso País.