DOM BERTRAND REALIZA AULA INAUGURAL NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO

Publicado em 17/03/2022 às 12:00:35

AGENDA DOS PRÍNCIPES (07/03/22)

Na segunda-feira, dia 7 de março, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, teve a grata satisfação de visitar a célebre Academia de Polícia Militar do Barro Branco, a fim de proferir a Aula Inaugural dos Cursos de Mestrado e Doutorado de 2022 do Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atendendo assim ao gentil convite do ex-Comandante do CAES, Cel. PM Eduardo de Oliveira Fernandes.

 

Com vistas a despertar naqueles policiais militares o interesse pela História do Brasil, bem como elevar seu moral e espírito patriótico neste ano de comemorações pelo Bicentenário de nossa Independência, Dom Bertrand discorreu a respeito do tema “Brasil, um passado glorioso e um futuro promissor”, falando-lhes de tudo aquilo que o nosso País foi e ainda é chamado a realizar pela Divina Providência. Ao final de sua exposição, o Príncipe foi longa e entusiasticamente aplaudido pelos presentes.

 

Estavam presentes as seguintes altas personalidades: o Comandante do CAES, Cel. PM André Marcelo Baptista Assis; o Diretor Voluntário Presidente e a Secretária Executiva da Associação Beneficente Pró-Saúde Policial Militar do Estado de São Paulo, Cel. PM Américo Massaki Higuti e Cel. PM Cláudia Barbosa Rigon Pereira; e o Chefe da Seção de Pesquisa e Projetos de Ensino da Pós-Graduação de Oficiais da PMSP, Cap. PM Moacir Mathias do Nascimento.

 

A Família Imperial Brasileira desde sempre nutre profundos respeito e admiração pelas Polícias Militares, instituídas no Brasil pelo bom Rei Dom João VI, que em 1809 fundou a Divisão Militar da Guarda Real da Polícia da Corte, precursora da atual PM do Estado do Rio de Janeiro. A essas valorosas forças policiais, legítimas reservas das Forças Armadas, como tal deve ser assegurado, reconhecido e realçado seu papel intransferível na segurança pública e na defesa territorial da Nação.