DOM BERTRAND PROFERE PALESTRA SOBRE RELIGIÃO E POLÍTICA EM LISBOA

Publicado em 10/05/2022 às 12:00:47

AGENDA DOS PRÍNCIPES (30/04/22)

 

 

No sábado, dia 30 de abril, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, teve a grata satisfação de proferir palestra intitulada “Religião e Política”, em sessão promovida no Salão Paroquial da Igreja do Santíssimo Sacramento, em Lisboa, capital de Portugal. A audiência estava constituída por numerosos jovens católicos e monarquistas, ansiosos pela restituição das grandezas espirituais e temporais resultantes da sublime união entre o Altar e o Trono.

Falando do embate que atualmente se assiste, tanto no Brasil como em Portugal, entre velhas forças demolidoras e uma ampla floração de boas tendências, entusiasmos e dedicações, Dom Bertrand lembrou àqueles jovens de que cabe a eles a linha de frente nesse embate, pois têm o melhor contributo a dar: a plena vigência, na Terra de Santa Cruz e na Terra de Santa Maria, na esfera pública como na privada, dos princípios perenes que decorrem do Decálogo.

Ao final de sua exposição, o Príncipe foi longa e entusiasticamente aplaudido pelos presentes, antes de ser bastante requisitado para cumprimentos e fotografias. Tudo isso bem demonstra não apenas o seu grande prestígio pessoal, mas também a vitalidade do ideal de Restauração de uma sociedade autenticamente cristã e monárquica abrangendo todo o Mundo Lusófono, marcada pela afetividade, tão própria da gente portuguesa e ainda acentuada ao transpor o Oceano Atlântico e chegar ao Brasil.

Introduziu Dom Bertrand à assistência o Prof. Dr. Ibsen José Casas Noronha, veterano monarquista e amigo de longa data da Família Imperial Brasileira. Ele foi o Presidente da Juventude Monárquica do Brasil em fins da década de 1990, e hoje possui a elevada distinção de ser o primeiro brasileiro a lecionar na célebre e histórica Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, onde ocupa a posição de Regente da Cadeira de História do Direito Luso-Brasileiro.