DOM BERTRAND PEREGRINA O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA LAPA, EM PORTUGAL

Publicado em 19/05/2022 às 12:00:58

AGENDA DOS PRÍNCIPES (04/05/22)

 

 

Na quarta-feira, dia 4 de maio, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, realizou uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, na Região do Norte de Portugal. Naquele hierático recinto, Dom Bertrand rezou pelo encaminhamento do Brasil às vias gloriosas de sua vocação histórica, através da Restauração de uma sociedade autenticamente cristã e monárquica em nossa Terra de Santa Cruz.

 

Foi a primeira vez em que o Príncipe – profunda e eximiamente devoto da Santíssima Virgem e conhecedor do culto à Senhora da Lapa, presente também em todo o Brasil – esteve naquele Santuário, construído pela Companhia de Jesus, em 1635, sobre a gruta com o rochedo (lapa) milagroso, onde em 1493 foi descoberta a Imagem original de Nossa Senhora da Lapa, ali escondida em 982, para protegê-la dos invasores maometanos da Península Ibérica.

 

Dom Bertrand foi gentilmente recepcionado pelas seguintes altas personalidades: o Vigário-Geral daquela Diocese (Diocese de Lamego), Mons. Joaquim Dias Rebelo; o Reitor e o Reitor Emérito do Santuário, Pe. Joaquim Dionísio e Pe. José Alves Amorim; o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Ver. Dr. Carlos Manuel Ramos dos Santos; o Eng. Amadeu Fernandes, membro da Mesa de Honra do Santuário; e o Dr. Abel Estefânio, colaborador do Santuário.

 

Depois de almoçar com os seus anfitriões na Igreja, o Príncipe visitou o Museu Monográfico do Ex-voto, propriedade do Santuário, onde outra colaboradora, a Dra. Ana Nunes, mostrou-lhe o acervo conservado naquele local, que consiste de objetos (ex-votos) ofertados por fieis e peregrinos à Senhora da Lapa, por consagração, renovação ou agradecimento de uma promessa. Ao final da visita, Dom Bertrand descerrou uma placa comemorativa (ainda não fixada), marcando a sua passagem pela Igreja.

Fotografias: ©José Filipe Sepúlveda