DOM BERTRAND É HOMENAGEADO PELA REAL ASSOCIAÇÃO DE VISEU, EM PORTUGAL

Publicado em 17/05/2022 às 12:00:01

AGENDA DOS PRÍNCIPES (03/05/22)

 

 

Na terça-feira, dia 3 de maio, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, foi homenageado com um jantar oferecido pela Real Associação de Viseu, tradicional agremiação monarquista portuguesa, no Clube de Viseu, em Viseu, na Região do Centro de Portugal. Concorreram à ágape numerosos amigos do insigne convidado de honra, veteranos e jovens monarquistas brasileiros e portugueses, figuras representativas da sociedade local e distintas senhoras.

 

Depois de agradecer pela homenagem e pela gentil acolhida, Dom Bertrand reafirmou o seu desejo de ver Restaurada uma sociedade autenticamente cristã e monárquica abrangendo todo o Mundo Lusófono, marcada pela afetividade, tão própria da gente portuguesa e ainda acentuada ao transpor o Oceano Atlântico e chegar ao Brasil. Ao final de sua fala, o Príncipe foi longa e entusiasticamente aplaudido pelos presentes, antes de ser bastante requisitado para fotografias e cumprimentos.

 

Ato contínuo, realizou-se uma Sessão de Lançamento do livro “Uma Visão transcendente da Independência do Brasil”, escrito pelo Prof. Dr. Ibsen José Casas Noronha. A obra – que o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança houve por bem honrar, escrevendo-lhe o prefácio – traz um estudo acurado da separação política entre o Brasil e Portugal, vista sobre o seu aspecto religioso, um tanto negligenciado pela copiosa bibliografia até hoje produzida a respeito da Independência.

 

Veterano monarquista e amigo de longa data da Família Imperial Brasileira, o Dr. Ibsen foi o Presidente da Juventude Monárquica do Brasil em fins da década de 1990. Hoje, ele possui a elevada distinção de ser o primeiro brasileiro a lecionar na Faculdade de Direito da célebre e histórica Universidade de Coimbra, em Portugal, onde ocupa a posição de Regente da Cadeira de História do Direito Luso-Brasileiro.

 

Ainda durante a sua passagem por Viseu, Dom Bertrand concedeu entrevista – gravada no Montebelo Viseu Hotel & Spa – à Jornalista Cila Correia, para o programa “Rúbrica Tendências”, transmitido pela Rede de Comunicação Interativa. O Príncipe falou do significado da Independência e da importância das comemorações de seu Bicentenário, da atuação de nossa querida Família Imperial e de suas perspectivas com relação à Restauração da Monarquia no Brasil e em Portugal, dentre outros temas.

 

Fotografias: ©José Filipe Sepúlveda