DOM BERTRAND CUMPRE EXTENSA AGENDA EM SÃO VICENTE E SANTOS

Publicado em 25/01/2022 às 12:00:34

AGENDA DOS PRÍNCIPES (22/01/22)

 

 

No sábado, dia 22 de janeiro, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, visitou o Litoral do Estado de São Paulo, a fim de cumprir extensa agenda de representação da Família Imperial Brasileira, reunindo-se com lideranças monárquicas e veteranos e jovens monarquistas, assim como autoridades e figuras representativas da sociedade local, bem demonstrando não apenas o seu grande prestígio pessoal, como também a força e a vitalidade da Causa Monárquica.

 

Dom Bertrand esteve primeiro em São Vicente, na condição de convidado de honra das comemorações do 490º aniversário daquele Município, que foi a primeira vila do Brasil, fundada por ordem de seu remoto “tio-avô”, o Rei Dom João III de Portugal. Ali, portanto, iniciou-se a longa tradição de governo local largamente autônomo, que por três séculos a Coroa Portuguesa permitiu que vigorasse em nosso País; tradição continuada pelo Império, mas lamentavelmente enfraquecida pela República.

 

Escoltado por batedores da Guarda Civil Municipal, o Príncipe dirigiu-se à Sede da Prefeitura Municipal, onde foi recebido pela Vice-Prefeita Sandra Conti da Costa, que o presenteou com um belíssimo espadim feito pela Ibéria Espadas Militares, a mais antiga fabricante de espadas e armas congêneres do Brasil, em atividade desde o século XVII. Também concorreram à recepção a Dep. Rosana de Oliveira Valle e o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Dr. Paulo Eduardo Costa.

 

Ato contínuo, Dom Bertrand seguiu para a Sede do IHGSV, onde foi servido um almoço em sua homenagem, grandemente abrilhantado por discursos do Dr. Paulo Eduardo e do Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Prof. Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva. Por fim, o Príncipe agradeceu as homenagens, antes de descerrar uma placa que – para a sua grata surpresa – batizava aquele Salão Nobre com o nome de “Príncipe Imperial do Brasil”, em honra de sua augusta pessoa.

 

Dali, os batedores escoltaram Dom Bertrand até o limite com Santos, onde entregaram sua proteção à Guarda Municipal local. O Príncipe foi recebido então pela Vice-Prefeita Renata Costa Bravo Oliveira e pelo Diretor-Presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Prof. Luiz Dias Guimarães, para solenidade junto ao Monumento à Independência do Brasil, que enaltece a figura do grande José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, de certo o mais ilustre filho santista.

 

A visita de Dom Bertrand com toda certeza deu o tom do início das comemorações do Bicentenário de nossa Independência no Litoral Paulista, contando com extensa cobertura da imprensa e adesão maciça e entusiástica das populações locais. Como mais não poderia ser, o Príncipe encantou quantos dele se aproximaram com sua simplicidade sem afetação, mostrando-se sempre coerente com a tradição da Sereníssima Casa de Bragança ao atender, com a mesma cortesia, grandes e pequenos.