DOM BERTRAND CUMPRE EXTENSA AGENDA EM CAMPINAS-SP

Publicado em 28/12/2021 às 12:00:27

AGENDA DOS PRÍNCIPES (6 a 7/12/21)

 

 

Entre os dias 6 e 7 de dezembro, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, esteve em Campinas, no Interior do Estado de São Paulo, cumprindo extensa agenda de compromissos de representação da Família Imperial Brasileira, reunindo-se com lideranças e veteranos e jovens monarquistas, assim como autoridades civis, militares e eclesiásticas, bem demonstrando não apenas o seu grande prestígio pessoal, mas também a força e a vitalidade da Causa Monárquica. 

 

Na segunda-feira, dia 6, Dom Bertrand concedeu entrevistas ao programa “Band Mulher”, da Rede Bandeirantes, apresentado por Débora Sellane, e ao jornal local “Correio Popular”, a respeito das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, em 2022, e da vida e a atuação da Família Imperial Brasileira com vistas à Restauração da Monarquia em nosso País. O Príncipe foi então à Câmara Municipal, sendo recebido pelo Presidente José Carlos Silva.

 

Já na terça-feira, dia 7, Dom Bertrand visitou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde foi recepcionado, na Capela Militar São Tomás de Aquino, pelo Comandante, Cel. Inf. Flávio Moreira Mathias, e pelo Capelão, 1º Ten. Pe. Anderson José do Nascimento, que rezou em sufrágio das almas do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Thereza Christina, de suas filhas, as Princesas Dona Isabel e Dona Leopoldina, e de todos os demais membros já falecidos de nossa Família Imperial.

 

Após rezar, naquele hierático recinto, pelo futuro cristão e monárquico do Brasil, e de visitar as dependências da EsPCEx, o Príncipe seguiu para o Salão Osório, onde discursou aos mais de 400 Cadetes da Turma Dom Pedro II, que tem por Patrono seu irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil. Dom Bertrand falou-lhes da elevada missão daqueles que optam pela nobre carreira das armas e do luzidio exemplo de seu magnânimo trisavô, o Imperador Dom Pedro II.

 

Tendo se formado este ano, em 2022 a Turma Dom Pedro II seguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Sudoeste do Estado do Rio de Janeiro. Lá, formar-se-ão Aspirantes a Oficial do Exército Brasileiro em 2025, ano do Bicentenário de Dom Pedro II. Daí decidirem homenageá-lo na escolha do nome de sua Turma e convidar Dom Luiz – trineto e sucessor dinástico do insigne Soberano – a ser seu Patrono, honroso invitamento ao qual o Príncipe de muito bom grado acedeu.

 

Sem o menor vestígio de sentimento revanchista, a Família Imperial vê nas Forças Armadas as naturais guardiãs da Nação. No seu prestígio e na sua eficiência repousam a paz e a segurança interna e externa de nossa Pátria, bem como o merecido realce desta no cenário internacional. Aos seus integrantes devem ser proporcionadas todas as condições para que vivam condignamente, sem preocupações materiais que afetem seu moral e os afastem da dedicação integral às lides castrenses.

 

Ato contínuo, Dom Bertrand reuniu-se, na Prefeitura Municipal, com o Prefeito Dário Jorge Giolo Saadi, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli dos Santos Fontolan, e o Diretor Municipal de Cultura, Gabriel Guedes Rapassi, a fim de tratar das comemorações dos 200 anos da Independência naquele Município. Por fim, o Príncipe foi à Academia Campinense de Letras, onde o Presidente, Dr. Jorge Alves de Lima, seu amigo de infância, ofereceu uma recepção em sua homenagem.                           

 

 

Dom Bertrand encantou quantos dele se aproximaram com sua simplicidade sem afetação. Coerente com a tradição de acessibilidade da Sereníssima Casa de Bragança, atendeu com a mesma cortesia grandes e pequenos. Não é à toa que muitos republicanos – mesmo aqueles situados no campo ideológico da esquerda – têm visto suas convicções abaladas ao primeiro contato com esse Príncipe simples, afável, compreensivo e, entretanto, inflexível nos princípios que representa e encarna.