DOM ANTONIO, DONA CHRISTINE E FAMÍLIA CELEBRAM A PÁSCOA EM VASSOURAS-RJ

Publicado em 21/04/2022 às 12:00:42

AGENDA DOS PRÍNCIPES (17/04/22)

 

 

No dia 17 de abril, Domingo de Páscoa, o Príncipe Dom Antonio e a Princesa Dona Christine de Orleans e Bragança tiveram a grande alegria de celebrar a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo na companhia de seus filhos, o Príncipe Dom Rafael e as Princesas Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança, no Sítio Santa Maria, propriedade da Família Imperial Brasileira em Vassouras, no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro.

 

Os irmãos vieram ao Brasil em caráter estritamente particular, a fim de passar algum tempo com seus pais. Dom Antonio – que passou mais de dois meses hospitalizado no Rio de Janeiro, entre o final de 2021 e o início de 2022, para o tratamento de problemas respiratórios – continua se recuperando de maneira muito favorável, pela graça de Deus Nosso Senhor e a intercessão da Santíssima Virgem, e espera retomar em breve a sua agenda de compromissos de representação da Família Imperial.

 

Dom Rafael e Dona Maria Gabriela atualmente residem e trabalham em Londres, capital do Reino Unido, e Bruxelas, capital da Bélgica, respectivamente, donde acompanham com atenção e solicitude o Movimento Monárquico em nosso País, e recentemente assumiram a Presidência e a Vice-Presidência da Juventude Monárquica do Brasil. Ademais, na Europa, mantêm estreito contato com o escol da Realeza e da Alta Nobreza católicas, o que lhes ajudará a fazer prestigiosos casamentos dinásticos.

 

Dona Amélia, por sua vez, reside em Madri, capital da Espanha, com o marido, o Sr. James Spearman, e os dois filhos, os pequenos Joaquim e Nicholas Spearman, que, por motivo de força maior, lamentavelmente não puderam acompanhá-la nesta vinda ao Brasil. Apesar de viver já há vários anos no Exterior, a Princesa continua brasileira de todo o coração, e faz questão de educar seus filhos dentro das melhores tradições de nossa Pátria.

 

Em 1965, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, pai de Dom Antonio, adquiriu o Sítio Santa Maria, estabelecendo-se ali com a sua Família e deixando entre os vassourenses funda impressão de autenticidade enquanto Príncipe e chefe de família brasileiro e católico. Tendo conservado a propriedade, seus filhos devotam grande afeição ao Município e à boa gente que ali habita.

 

Fundada em 1782, sob o nome de Sesmaria de Vassouras e Rio Bonito, Vassouras entrou para a História com os epítetos de “Princesinha do Café” e “Cidade dos Barões”, precisamente por situar-se no chamado Vale do Café, região que hoje tem um grande apelo turístico, e que à época do Império chegou a produzir 75% de todo o café consumido no mundo, garantindo ao Brasil a prestigiosa posição de líder mundial na produção e exportação daquele produto tão importante para a nossa economia.