DOM ALBERTO É CONVIDADO A PARTICIPAR DAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO EM VASSOURAS-RJ

Publicado em 03/03/2022 às 12:00:38

AGENDA DOS PRÍNCIPES (24/02/22)

 

 

Na quinta-feira, dia 24 de fevereiro, em nome do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, seu irmão, o Príncipe Dom Alberto de Orleans e Bragança, recebeu do Secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Vassouras, Sr. Wanderson Farias, o convite oficial para participar, entre os dias 3 e 11 de setembro próximo futuro, das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil naquele Município do Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro.

 

Em 1965, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 a 1981, quando faleceu, pai de Dom Luiz e Dom Alberto, adquiriu o Sítio Santa Maria, em Vassouras, estabelecendo-se ali com sua Família e deixando entre os vassourenses funda impressão de autenticidade enquanto Príncipe e chefe de família brasileiro e católico. Seus filhos, que ainda conservam a propriedade, devotam grande afeição ao Município e à boa gente que ali habita.

 

Fundada em 1782, sob o nome de Sesmaria de Vassouras e Rio Bonito, Vassouras entrou para a História com os bem acertados epítetos de “Princesinha do Café” e “Cidade dos Barões”, precisamente por estar situada no chamado Vale do Café, região que hoje possui um grande apelo turístico, e que à época do Império chegou a produzir 75% de todo o café consumido no mundo, garantindo ao Brasil a prestigiosa posição de líder mundial na produção e exportação daquele produto.

 

Dom Alberto é o nono dos onze irmãos e irmãs mais moços de Dom Luiz. Formado em Direito, o Príncipe atuou durante toda sua vida profissional na iniciativa privada, e em 1983 desposou a então Srta. Maritza Ribas Bokel, uma descendente de Tomé de Souza, primeiro Governador-Geral do Brasil, e do Visconde de Torre de Garcia d’Ávila, primeiro titular do Império, bem como de outros expoentes da Nobreza Brasileira. Residem no Rio de Janeiro e têm quatro filhos.