CUMPRINDO A “JORNADA DOS PRÍNCIPES”, DOM BERTRAND VISITA PINDAMONHANGABA-SP

Publicado em 05/04/2022 às 12:00:33

AGENDA DOS PRÍNCIPES (17 e 18/03/22)

 

 

Nos dias 17 e 18 de março, quinta e sexta-feira, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, teve a grata satisfação de visitar Pindamonhangaba, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo, a fim de participar, na qualidade de convidado de honra, representando a Casa Imperial do Brasil, da abertura das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil naquele Município.

 

A visita inseriu-se no programa d’A Jornada dos Príncipes, projeto apoiado pelo Ministério da Defesa, as Forças Armadas, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a sociedade civil organizada, com vistas a fazer os membros da Família Imperial Brasileira a percorrerem o caminho que levou seu indômito antepassado, o Imperador Dom Pedro I, às margens do Riacho do Ipiranga, naquele providencial dia 7 de setembro de 1822, quando o Soberano proferiu seu brado imortal de “Independência ou Morte!”.

 

Pindamonhangaba teve um papel de destaque naquele trajeto, pois Dom Pedro I, à época ainda Príncipe Real de Portugal e Regente do Brasil, viajando do Rio de Janeiro a São Paulo, em fins de agosto de 1822, constituiu ali a Guarda de Honra que o acompanharia até o Ipiranga. E o Município hoje abriga, na histórica Igreja São José, o Panteão Nacional da Guarda de Honra do Príncipe, onde estão sepultados aqueles valorosos patriotas, testemunhas oculares da Proclamação da Independência.

 

Em sua chegada ao Hotel Intercity Pátio Pinda, no dia 17, Dom Bertrand foi cordialmente recebido com um jantar de boas vindas, ao qual concorreram o Prefeito, Dr. Isael Domingues, e o Presidente da Câmara Municipal, Ver. José Carlos Gomes, bem como outras autoridades municipais, membros do Clero e das Forças Armadas, ilustres convidados, veteranos e jovens monarquistas, figuras representativas da sociedade pindamonhangabense e distintas senhoras.

 

No dia 18, o Príncipe proferiu, no Salão Nobre do Hotel, uma palestra a respeito da Independência, falando de tudo aquilo que o Brasil foi e ainda é chamado a realizar. Ao final de sua fala, Dom Bertrand – que habitualmente impressiona auditórios lotados com a vastidão de seus conhecimentos e a firmeza de seus princípios – foi longa e entusiasticamente aplaudido pelos presentes. Ato contínuo, o Príncipe assistiu a uma apresentação musical de alunos da Escola Estadual Dr. João Pedro Cardoso.

 

Dom Bertrand saiu então em desfile em carro aberto, escoltado pelas cavalarias da PMSP (trajando uniforme de gala e levando uma das espadas da Guarda de Honra de Dom Pedro I) e do Haras Lagoinha (do Município vizinho de Jacareí) e pelos jipes do 2º Batalhão de Engenharia de Combate Borba Gato, do Exército Brasileiro. Ao longo de todo o percurso, o Príncipe foi vivamente saudado pela boa gente de Pindamonhangaba, desde os juveníssimos até os mais idosos, retribuindo o gesto com um largo sorriso.

 

Por fim, Dom Bertrand chegou ao Espaço Cultural Dr. João Laerte Salles, onde foi recebido pela proprietária, Prof.ª Maria Ceres Merly Salles, que lhe mostrou a Biblioteca, que conserva um rico acerco histórico a respeito da Independência e do Primeiro Reinado, e o Jardim Imperial, onde o Príncipe foi recebido pelos presentes e, depois de execução do Hino da Independência, recebeu a bênção do Vigário da Paróquia Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Fr. Bruno Luiz de Melo Pereira.

 

Em um momento de grande emoção, Dom Bertrand pôde observar, ainda no Espaço Cultural, os registros da visita a Pindamonhangaba, por ocasião das comemorações do Sesquicentenário da Independência, em 1972, de seus saudosos e inolvidáveis pais, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até 1981, quando faleceu, e sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

 

A visita do Príncipe com toda certeza deu o tom das comemorações do Bicentenário da Independência em Pindamonhangaba. O evento contou com extensa cobertura da imprensa e adesão maciça e entusiasmada da população local; e Dom Bertrand, como mais não poderia ser, encantou quantos dele se aproximaram com sua simplicidade sem afetação, mostrando-se sempre coerente com a tradição da Sereníssima Casa de Bragança ao atender, com a mesma cortesia, grandes e pequenos.

 

Acompanharam a visita as seguintes altas personalidades: o Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Dr. Malcolm Dale Kigar, idealizador e coordenador d’A Jornada dos Príncipes; D.ª Marisa Iorio, proprietária do Haras Lagoinha e madrinha d’A Jornada dos Príncipes; o Presidente do Círculo Monárquico de São Paulo, Dr. Rubens Vuono de Brito Filho; e o Dep. Estadual Oscar Castello Branco de Luca, membro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.