CONSAGRAÇÃO DO BRASIL AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Publicado em 13/05/2023 às 17:00:35

Hoje, dia 13 de maio, no Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, irá consagrar o Brasil ao Sagrado Coração de Jesus, no 135º aniversário da assinatura da Lei Áurea, pela qual sua bisavó, a Princesa Dona Isabel, aboliu a escravidão em nosso País. Na ocasião, também será cantado o “Te Deum” composto pelo Imperador Dom Pedro I, entoado pelo Coro da Princesa, coro oficial do Cristo Redentor.
O Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, também participarão do ato, promovido pela Pró Monarquia, o Santuário do Cristo Redentor e a Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, com apoio da Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, da Associação Regina Fidei, do Brasil Paralelo, do Centro Dom Bosco, do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e da União Brasileira de Juristas Católicos.
O Sagrado Coração de Jesus se revelou a Santa Margarida Maria Alacoque, na França, entre 1672 e 1675. Ao longo dos séculos, os Papas têm recomendando à humanidade que intensifique o culto ao Sagrado Coração, para que a tranquilidade da ordem possa novamente reinar sobre o mundo. Como parte do Reino de Portugal, o Brasil já havia sido consagrado ao Sagrado Coração, pela Rainha Dona Maria I. Mas, como Nação independente, essa Consagração será feita somente agora.
Pela Abolição, Dona Isabel recebeu o cognome de “A Redentora”, e quiseram homenageá-la com uma estátua. A Princesa respondeu que a homenagem deveria ser ao verdadeiro Redentor da humanidade. Assim, em 1922, no Centenário da Independência do Brasil e um ano após o falecimento de Dona Isabel, sua nora, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Maria Pia de Bourbon-Sicílias de Orleans e Bragança, avó de Dom Bertrand e Dom Antonio, lançou a pedra fundamental da construção do Cristo Redentor.
Leia abaixo a oração de Dom Bertrand consagrando o Brasil ao Sagrado Coração de Jesus. O texto também está disponível para download em: https://tinyurl.com/ConsagracaodoBrasil