CONCERTO DE NATAL DA FAMÍLIA IMPERIAL

Publicado em 31/12/2022 às 12:00:43

 

Na sexta-feira, dia 23 de dezembro, sob os auspícios do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi realizada a edição de 2022 do tradicional Concerto de Natal da Família Imperial, apresentado pelo Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Dr. Malcolm Dale Kigar, e com a participação do Coral e da Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O Concerto foi previamente gravado no Nacional Club, em São Paulo.

Sob a regência do S. Ten. PM Maestro Henrique Motta, foram apresentadas tradicionais canções natalinas – “Joy to the World” (1719), “O Primeiro Natal” (1823), “Noite Feliz” (1818), “Adeste Fideles” (1640) e “Gloria in excelsis Deo” (1742) – e, por fim, “Terra de Santa Cruz”, canção interpretada originalmente pela Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança e composta pelo supracitado Dr. Malcolm, em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil, neste ano.

 

Com a realização do Concerto de Natal, Dom Bertrand deu continuidade a mais uma tradição criada por seu irmão e imediato antecessor dinástico, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1981 até o seu falecimento, em 2022. Afinal, a Monarquia representou a fase de maior esplendor artístico do povo brasileiro, cuja cultura, infelizmente, vem se degradando progressivamente nestes 133 anos de uma desastrosa República.

 

Por motivo de força maior, o Concerto deste ano não pôde ser realizado diante de uma audiência, como seria de desejar. Mas, mesmo sem o habitual comparecimento de veteranos e jovens monarquistas, de amigos de longa data e novas relações da Família Imperial Brasileira, de figuras de destaque da sociedade e de suas respectivas famílias, não faltaram ao evento a Fé, as virtudes, os valores e a alta cultura próprias do regime monárquico e quase inexistentes no regime republicano.

 

Assista ao Concerto de Natal da Família Imperial em nosso canal no YouTube:

 

https://www.youtube.com/watch?v=t-P7IV1BBlk