É LANÇADA A MARCA COMEMORATIVA DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Publicado em 01/01/2022 às 12:00:46

 

No dia 7 de setembro de 2022 será celebrado, com brilho, o Bicentenário da Independência do Brasil, marcando os 200 anos de nossa separação política em relação a Portugal. Não ao modo revolucionário, mas sim como um filho que, ao atingir a maioridade, deixa o lar paterno – fato sublimemente representado na bonita relação entre o Imperador Dom Pedro I e seu pai, o Rei Dom João VI. O Brasil, afinal, conservou de Portugal a Fé, a língua, a cultura e mesmo a Monarquia como forma de governo.

 

Por isso, neste primeiro dia do ano, o Secretariado da Casa Imperial do Brasil tem a grata satisfação de compartilhar com todos os monarquistas e amigos da Família Imperial Brasileira a sua marca comemorativa do Bicentenário da Independência, elaborada em um estilo clássico, com elementos e simbologia evocativos da grandeza do ato de Dom Pedro I às margens do Ipiranga, e que destacam aquele que é – como mais não poderia ser – o maior evento do calendário nacional: o Dia da Pátria.

 

A marca comemorativa do Bicentenário da Independência consiste dos seguintes elementos:

 

Coroa e sabre: remetem à figura de Dom Pedro I, que no dia 7 de setembro de 1822 desembainhou sua espada e proclamou, às margens do Ipiranga, a Independência do Brasil, sendo coroado no dia 1º de dezembro daquele mesmo ano.

 

Folhas de louro: simbolizam o triunfo da Liberdade e a vitória militar das Forças Brasileiras sobre o despotismo das Cortes Portuguesas.

 

Rosas: símbolo do renascimento, relembram a Independência como um processo que deu origem a um novo Estado, mas sob a forma de uma emancipação análoga à de um filho que, amadurecido, deixa a casa dos pais e, soberanamente, passa a trilhar o seu próprio caminho.

 

Cores: as da Nação – o verde-Bragança e o amarelo-Habsburgo –, fazendo referência direta às Dinastias de nossos Pai e Mãe Fundadores, o Imperador Dom Pedro I (Casa de Bragança) e sua esposa, a Imperatriz Dona Leopoldina (Casa de Habsburgo-Lorena).