AGENDA DOS PRÍNCIPES: XXIII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA

Publicado em 28/02/2023 às 12:00:57

 

O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, participou da abertura do XXIII Simpósio de Estudos e Ação Contra-Revolucionária, realizado sob o tema “A Força da Tradição”, nos dias 18 a 21 de fevereiro, sábado a terça-feira, no Salão Nobre do Hotel Tryp Higienópolis, em São Paulo, pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, do qual o Príncipe é um dos Fundadores e Diretores. O evento reuniu numerosos jovens católicos e monarquistas de todo o Brasil.

 

Proferindo as palavras de abertura do Simpósio, Dom Bertrand falou da situação atual do Brasil e do mundo, afirmando que, mesmo com as dificuldades, devemos continuar trabalhando pela defesa da Civilização Cristã, confiando sempre na promessa de que as Portas do Inferno não prevalecerão sobre a Santa Igreja e que, no fim, o Imaculado Coração de Maria triunfará. Assim, poderemos realizar, neste mundo, o Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo, através da Santíssima Virgem.

 

Nos quatro dias de evento, foram proferidas oito palestras, sobre temas religiosos, políticos e sociais, atuais e históricos, nacionais e internacionais; e houve também círculos de estudos, exibição de um filme sobre a atuação do IPCO e de suas Associações co-Irmãs em todo o mundo, relatos dos participantes sobre suas atividades e entrega de lembranças aos presentes. Todos os dias, foi celebrada Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano.

 

O IPCO continua, no Brasil, a obra do Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, eminente pensador católico e monarquista, Fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, e inspirador de suas Associações co-Irmãs. Dom Bertrand e seu irmão e imediato antecessor dinástico, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1981 até seu falecimento, em 2022, foram discípulos de Dr. Plinio e membros da TFP desde o início, em 1960.

 

Estreito e duradouro foi o laço de amizade, pensamento e aspirações entre o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento, em 1981, e Dr. Plinio. Dom Pedro Henrique confiou ao amigo a complementação da formação religiosa e moral dos filhos Dom Luiz e Dom Bertrand, que, após o falecimento de Dr. Plinio, em 1995, participaram da fundação do IPCO, em 2006, para defender a Civilização Cristã contra a Revolução anticristã.