AGENDA DOS PRÍNCIPES: XIII ENCONTRO MONÁRQUICO DE MINAS GERAIS

Publicado em 03/12/2022 às 12:00:28

 

Nos dias 11 e 12 de novembro, sexta-feira e sábado, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, participou do XIII Encontro Monárquico de Minas Gerais, realizado pelo Círculo Monárquico de Montes Claros, no Auditório do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, em Montes Claros, no Norte do Estado de Minas Gerais. O evento reuniu numerosos veteranos e jovens monarquistas de toda Minas Gerais e de outros Estados do Brasil.

 

Recebido pelo Chanceler do CMMC, Prof. Dr. Ezequiel Novaes Neto, e pelo Diretor de Ensino do Campus de Montes Claros do IFNMG, Prof. Me. Vitor Hugo Endlich Fernandes, Dom Bertrand proferiu as palavras de encerramento do Encontro Monárquico, no sábado. Nosso Imperador “de jure” falou da missão providencial do Brasil, abordando a trajetória histórica de nosso País, desde o Descobrimento, em 1500, que revela sua vocação de ser uma Nação verdadeiramente cristã e monárquica.

 

O evento contou também com as palestras “Formas e sistemas de governo: uma visão monarquista”, do supracitado Dr. Ezequiel Novaes Neto, ainda na sexta-feira; e, no sábado, “Propostas de ações para os Círculos Monárquicos: a experiência do Círculo Monárquico de Montes Claros”, novamente do Dr. Ezequiel; “O modelo monárquico brasileiro e a audácia dos Pais Fundadores”, do Prof. Matheus Alves; e “Guerra da Independência do Brasil”, do Prof. Me. Júlio César Guedes Antunes.

 

Ainda no sábado, o Príncipe visitou duas das principais instituições de caridade de Montes Claros: o Centro Paula Elizabete, que cuida de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo apoio espiritual, psicológico, educacional e social; e a Associação Presente, que cuida de pacientes adultos com câncer, oferecendo recursos propedêuticos e terapêuticos, cuidados paliativos, assistência social e abrigo.

 

Fundado em 2006, o CMMC é uma das principais associações monarquistas de Minas Gerais, promovendo Encontros Monárquicos e eventos correlatos, e mantendo sempre vivo o ideal de Restauração da Monarquia no Brasil. O Círculo também sempre deu provas de fidelidade exemplar a Dom Bertrand e aos seus legítimos sucessores dinásticos. A partir de 2022, o Encontro Monárquico de Minas Gerais passou a ser itinerante, e a cada ano será realizado em um Município diferente do Estado.