AGENDA DOS PRÍNCIPES: VISITA DE CONDOLÊNCIAS À EMBAIXADA DO REINO UNIDO

Publicado em 25/09/2022 às 12:00:05

 

Na quinta-feira, dia 8 de setembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, visitou a Embaixada do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte em Brasília, onde foi recebido pelo Vice-Chefe de Missão Diplomática, Sr. Chris Wright, a quem manifestou seu pesar pelo falecimento, ocorrido naquele mesmo dia, da Rainha Elizabeth II do Reino Unido, e entregou uma mensagem de condolências ao filho e sucessor da Soberana, o Rei Charles III do Reino Unido.

 

Falecida no Castelo de Balmoral, na Escócia (Reino Unido), aos 96 anos de idade, a Rainha foi Soberana de outras 14 Nações independentes (dentre as quais se destacam a Austrália, o Canadá e a Nova Zelândia) e também Chefe da Comunidade das Nações, organização intergovernamental formada hoje por 56 Estados, que em sua grande maioria fizeram parte do antigo Império Britânico. Ao longo de 70 anos de reinado, a Soberana encarnou a identidade e as tradições de seus povos.

 

Nosso Imperador “de jure” e a Rainha eram primos em quinto grau, tendo o Duque Franz de Saxe-Coburgo-Saalfed e sua segunda esposa, a Condessa Augusta de Reuss-Ebersdorf, que viveram entre a segunda metade do século XVIII e a primeira do XIX, como ancestrais comuns mais recentes, quintos avós de ambos. Os membros da Família Imperial Brasileira e da Família Real Britânica mantêm relações cordiais, encontrando-se eventualmente em solenidades oficiais e reuniões familiares.

 

O Brasil e o Reino Unido estabeleceram relações diplomáticas pouco tempo depois de nossa Independência, através de um tratado assinado pelo Imperador Dom Pedro I e o Rei George IV, em 1825. Já em 1871, o Imperador Dom Pedro II se tornou o primeiro não-europeu a receber a Nobilíssima Ordem da Jarreteira, a mais importante condecoração britânica, por mercê da Rainha Victoria, que recebeu de Dom Pedro II a Grã-Cruz da Imperial Ordem de Pedro I.

 

Mais recentemente, em 1968, a Rainha Elizabeth II e seu marido, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, em visita de Estado ao Brasil, estiveram com o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, e sua esposa, a Princesa Consorte do Brasil, Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, pais de Dom Bertrand, que é amigo da Princesa Marie-Christine de Kent, esposa do Príncipe Michael de Kent, primo-tio do Rei Charles III.