AGENDA DOS PRÍNCIPES: VISITA AO MUSEU PAULISTA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Publicado em 14/05/2024 às 12:00:20

 

Na quarta-feira, 1º de maio, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, visitou o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, na capital paulista. O Imperador de direito foi recebido pela Diretora, Rosaria Ono, que o levou por um passeio guiado pelo Museu (mais conhecido como Museu do Ipiranga), reaberto em 2022, ano do Bicentenário da Independência, depois de ser fechado para reforma em 2013.

 

Inaugurado em 1895, como o Museu de História Natural, e administrado pela Universidade de São Paulo desde 1963, quando recebeu o nome atual, o Museu Paulista é o mais importante da USP e um dos mais visitados da capital. Sua sede foi construída de 1885 a 1890, no estilo eclético, no atual Parque da Independência (inaugurado em 1989), onde, às margens do Riacho do Ipiranga, o Imperador Dom Pedro I, tetravô de Dom Bertrand, proclamou a Independência, a 7 de setembro de 1822.

 

A especialidade do Museu é a História da Cultura Material, com três linhas de pesquisa: Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho e História do Imaginário. Com base nessas pesquisas, são ampliados os acervos e reorientadas as exposições, que têm origem no acervo particular do proprietário de terras e empresário Joaquim Sertório, comprado pelo banqueiro, empresário e político Francisco de Paula Mayrinck e doado, em 1890, ao Governo do Estado de São Paulo.

 

Hoje, o acervo tem mais de 125 mil artigos, entre objetos (documentos, esculturas, quadros, joias, medalhas, moedas, móveis e utensílios indígenas e bandeirantes), iconografia e documentação arquivística, do século XVI à metade do XX, que ajudam a compreender a sociedade brasileira, com foco na História de São Paulo. A sede do Museu também inclui uma área de acolhimento, auditório, salas para atendimento educativo e exposições temporárias, café e loja.