AGENDA DOS PRÍNCIPES: VISITA AO MOSTEIRO DE SÃO BENTO E AO MONUMENTO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Publicado em 03/09/2024 às 12:00:07

 

No sábado, 24 de agosto, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, visitou o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, na capital fluminense, onde foi recebido pelo Abade Emérito, Dom José Palmeiro Mendes. Na Capela do Santíssimo, o Imperador de direito comungou e rezou.

 

Fundado em 1590 e construído de 1633 e 1798, o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi a segunda Ordem religiosa a vir para a cidade. Tem por Padroeira Nossa Senhora de Monserrate e faz parte da Congregação Beneditina do Brasil.

 

Dom Bertrand visitou também o Monumento ao Santíssimo Sacramento, onde foi recebido pelo Diretor-Geral do Centro Dom Bosco, Bruno Farias Mendes.

 

Inaugurado a 17 de julho, pelo CDB, a escultura comemora o 70º aniversário, em 2025, do XXXVI Congresso Eucarístico Internacional, a maior celebração católica da História do Brasil, realizado em 1955, no Rio de Janeiro, pela Santa Sé. Tem 7,4 metros de altura e homenageia o Santíssimo Sacramento e Jesus Cristo.

 

Fundado em 2016, o Centro Dom Bosco é uma associação de católicos que se reúnem para rezar, estudar, servir à Igreja e defender a Fé. Sua missão é resgatar a tradição de dois mil anos da Igreja, por meio de livros, aulas e iniciativas apologéticas.

 

A Constituição de 1824, no Artigo 98, diz que o Imperador é Chefe Supremo e Primeiro Representante da Nação. No Império, o Soberano cumpria essa função com apoio da Família Imperial Brasileira. Hoje, Dom Bertrand, seus irmãos, cunhados e sobrinhos seguem servindo ao Brasil, viajando pelo País para participar de Encontros Monárquicos, solenidades e outros eventos, visitar instituições e, sobretudo, ter contato com os brasileiros.