AGENDA DOS PRÍNCIPES: VISITA À EMBAIXADA DO BRASIL EM WASHINGTON, D.C.

Publicado em 24/11/2022 às 12:00:55

 

Na quarta-feira, dia 2 de novembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, visitou a Embaixada do Brasil em Washington, D.C., capital dos Estados Unidos da América, onde foi recebido pelo Embaixador, Prof. Nestor José Forster Júnior. Nosso Imperador “de jure” estava acompanhado pelo Presidente do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, Dr. Mário Navarro da Costa.

 

Em uma Monarquia, o Soberano e os demais membros da Família reinante têm um papel fundamental na diplomacia, fazendo visitas de Estado e visitas oficiais e liderando missões diplomáticas especiais. O Artigo 102 da Constituição de 1824 atribui ao Imperador, como Chefe do Poder Executivo, a nomeação de membros do corpo diplomático e a condução da política externa; essas funções eram exercidas por meio do Gabinete de Ministros e ouvindo, se necessário, o Conselho de Estado. 

 

As relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos vêm desde o início do século XIX. Em 1815, os Estados Unidos foram os primeiros a estabelecer um Consulado no Brasil, em Recife, capital da então Província de Pernambuco. Aquele País também foi o primeiro a reconhecer a nossa Independência, em 1824, e desde então as duas Nações vêm desfrutando de uma longa, cordial e produtiva parceria diplomática, econômica, histórica e cultural.

 

Em 1876, o Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Thereza Christina visitaram os Estados Unidos, percorrendo o País e participando das comemorações do Centenário de sua Independência, como convidados de honra do Presidente Rutherford B. Hayes e da Primeira-Dama Lucy Webb Hayes. Os estadunidenses ficaram tão impressionados com Dom Pedro II, que o Imperador recebeu mais de 4 mil votos apenas na Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, por ocasião das Eleições Presidenciais daquele ano.