AGENDA DOS PRÍNCIPES: VELÓRIO E MISSA DE CORPO PRESENTE DA PRINCESA DONA MARIA CRISTINA DE SAVOIA-AOSTA

Publicado em 05/12/2023 às 12:00:44

 

Na segunda-feira, 20 de novembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi ao velório e assistiu à Missa de corpo presente da Princesa Dona Maria Cristina de Savoia-Aosta, na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo. Dona Maria Cristina faleceu a 18 de novembro, na capital paulista, aos 90 anos de idade, depois de longa doença e confortada com os Sacramentos da Igreja.

 

Também estavam presentes o irmão e a cunhada de Dom Bertrand, o Príncipe Dom Pedro de Alcantara e a Princesa Dona Maria de Fátima de Orleans e Bragança, com as filhas, as Princesas Dona Maria Pia, Dona Maria Carolina, Dona Maria de Fátima e Dona Maria Manuela de Orleans e Bragança, além de outros familiares e amigos da falecida, membros e colaboradores do Secretariado da Casa Imperial, monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira e figuras de destaque.

 

Os Príncipes foram recebidos pelo celebrante, o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, Pe. Príncipe Dom Alessandro de Bourbon-Sicílias, filho de Dona Maria Cristina. Um segundo velório e uma Missa em sufrágio da alma da Princesa aconteceram no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, São Paulo, a 21 de novembro. A Missa de 7º dia foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em São Paulo, a 27 de novembro.

 

Dona Maria Cristina nasceu a 12 de setembro de 1933, em Trieste, Itália, e foi a mais nova das duas filhas do Príncipe Amadeu de Savoia-Aosta, Duque de Savoia, e da Princesa Ana de Orleans. A Casa de Savoia, Família Real Italiana, foi fundada em 1003 e reinou como Reis da Itália de 1861 a 1946. A Princesa era tetraneta do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Leopoldina e, por isso, prima de quarto grau de Dom Bertrand.

 

A 29 de janeiro de 1967, em Jacarezinho, Paraná, Dona Maria Cristina casou com o Príncipe Dom Casimiro de Bourbon-Sicílias. Além de Dom Alessandro, tiveram mais três filhos, o Príncipe Dom Luís e as Princesas Dona Ana Cecília e Dona Helena Sofia de Bourbon-Sicílias. Dom Casimiro é primo de segundo grau de Dom Bertrand, cuja avó paterna, a Princesa Dona Maria Pia de Bourbon-Sicílias, era irmã do pai de Dom Casimiro, o Príncipe Dom Gabriel de Bourbon-Sicílias.