AGENDA DOS PRÍNCIPES: SIMPÓSIO COMEMORATIVO DAS RELAÇÕES ÁUSTRIA-BRASIL

Publicado em 30/06/2022 às 12:00:18

 

Na terça-feira, dia 7 de junho, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado por seu irmão, o Príncipe Dom Alberto de Orleans e Bragança, na qualidade de convidado de honra do Simpósio Comemorativo das Relações Áustria-Brasil: “Construção do Estado Brasileiro e sua inserção internacional”, realizado por benemérita iniciativa da Embaixada da República da Áustria em Brasília, no Salão Nobre do Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

 

Depois de ser gentilmente recebido pelo Embaixador da Áustria, Dr. Stefan Scholz, Dom Alberto assistiu palestras de conferencistas do Brasil, Áustria, Portugal e Liechtenstein, que abordaram as relações diplomáticas – históricas e atuais – entre as duas primeiras Nações, que foram formalmente estabelecidas em 1825, quando o Imperador Francisco I da Áustria, pai da Imperatriz Dona Leopoldina, reconheceu a Independência do Brasil, proclamada em 1822 por seu genro, o Imperador Dom Pedro I.

 

Também concorreram ao Simpósio o Príncipe Gundakar de Liechtenstein e sua esposa, a Princesa Marie de Orleans, ambos primos próximos de Dom Luiz e Dom Alberto. A Princesa descende duas vezes de Dom Pedro I e Dona Leopoldina; o Príncipe, por sua vez, é um descendente do Rei Dom João VI e da Rainha Dona Carlota Joaquina. O Casal, que possui propriedades agrícolas no Estado do Mato Grosso, reside parte do ano Brasil, parte na Áustria. Seus cinco filhos têm nacionalidade brasileira.

 

Dona Leopoldina aderiu desde o início à Causa da Independência, defendendo com afinco os interesses dos brasileiros, e teve participação fundamental nos acontecimentos que prepararam e nos que se sucederam ao Brado do Ipiranga. De fato, a Imperatriz desempenhou um importante papel na obtenção do reconhecimento do Império pela Áustria, empenhando-se por esse fim, sempre de maneira muito firme, em sua correspondência com o pai e outros familiares na Europa.

 

Dom Alberto é o nono dos 11 irmãos mais moços de Dom Luiz. Formado em Direito, o Príncipe atuou desde sempre na iniciativa privada, e em 1983 desposou a então Srta. Maritza Ribas Bokel, uma descendente de Tomé de Sousa, o primeiro Governador-Geral do Brasil, do Visconde com Grandeza da Torre de Garcia d’Ávila, o primeiro titular do Império, e de outras ilustres Famílias tituladas do Brasil. Residem no Rio de Janeiro e têm quatro filhos.