AGENDA DOS PRÍNCIPES: SESSÃO SOLENE NO CONGRESSO NACIONAL EM HOMENAGEM AO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Publicado em 26/09/2022 às 12:00:00

 

Na quinta-feira, dia 8 de setembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo sobrinho, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, na qualidade de convidado de honra da Sessão Solene realizada no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, proclamada por seu tetravô, o Imperador Dom Pedro I.

 

A Casa Imperial foi convidada pelo Presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Sen. Rodrigo Otavio Soares Pacheco, e o Presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Arthur César Pereira de Lira, que co-presidiram a Sessão, no Plenário da Câmara dos Deputados; e pelos Presidentes das Comissões Especiais Curadoras do Senado e da Câmara para o Bicentenário da Independência, Sen. Randolph Frederich Rodrigues Alves e Dep. Enrico van Blarcum de Graaff Misasi.

 

Também foram convidados o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Min. Luiz Fux; os ex-Presidentes da República Dr. José Sarney de Araújo Costa e Dr. Michel Miguel Elias Temer Lulia; o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Emb. Carlos Alberto Franco França; o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Min. Alexandre de Moraes; o Procurador-Geral da República, Dr. Antônio Augusto Brandão de Aras; outras autoridades, membros do corpo diplomático acreditado em Brasília e personalidades de destaque.

 

Estavam igualmente presentes Chefes de Estado e outros representantes oficiais da Lusofonia: os Presidentes da República de Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau, Prof. Dr. Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, Sr. José Maria Pereira Neves e Gen. Bda. Umaro El Mokhtar Sissoco Embaló; o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Emb. Zacarias Albano da Costa; e o Dep. Sérgio José Camunga Pantie, membro da Assembleia da República de Moçambique.

 

Antes do início a Sessão Solene, foi oferecido um café de boas-vindas aos convidados, no Salão Negro do Congresso Nacional, onde em seguida foi aberta oficialmente a Exposição “200 anos de Cidadania – o Povo e o Parlamento”, que celebra o Bicentenário de nossa Independência, proclamada por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo, com seu Brado de “Independência ou Morte!”, pelo qual separou o Brasil de Portugal.

 

Dom Gabriel é o terceiro dos cinco filhos do Príncipe Dom Pedro de Alcantara e da Princesa Dona Maria de Fátima de Orleans e Bragança. Descende, pela mãe, de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil, e de importantes Famílias tituladas do Império. Formado em Direito, atua na iniciativa privada, e em 2009 se casou com a então Srta. Luciana de Souza Guaspari (Princesa Dona Luciana de Orleans e Bragança), de Família ítalo-brasileira. Residem em São Paulo e têm dois filhos.