AGENDA DOS PRÍNCIPES: SANTA MISSA EM SUFRÁGIO DA ALMA DE DOM PEDRO II

Publicado em 22/12/2022 às 12:00:28

 

No domingo, dia 4 de dezembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo irmão e a cunhada, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, na Santa Missa em sufrágio da alma de seu trisavô, o Imperador Dom Pedro II, celebrada na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro.

 

Dom Antonio e Dona Christine foram recebidos pelo Reitor da Imperial Irmandade, Mons. Sérgio Costa Couto, e pelo Chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, Dr. Bruno Hellmuth. O Santo Sacrifício da Missa foi oferecido por Mons. Costa Couto, que na Homilia recordou as virtudes, a grandeza e o patriotismo de Dom Pedro II, cujos 49 anos de reinado pessoal foram a Era de Ouro do Brasil.

 

A Missa pela alma do Imperador é celebrada todos os anos naquela Igreja, sempre no domingo mais próximo aos aniversários de nascimento (2 de dezembro de 1825) e falecimento (5 de dezembro de 1891) de Dom Pedro II, que concedeu o título de “Imperial” à Irmandade em 1849. Desde então, todos os seus descendentes nascidos no Brasil são Irmãos Inatos da mesma; e muitos batizados, casamentos e outras celebrações de membros da Família Imperial Brasileira vêm tendo lugar lá.

 

A Igreja foi construída entre 1714 e 1739, mesmo ano em que a Irmandade foi canonicamente instituída. Com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808, aquela passou a ser a Igreja favorita do Rei Dom João VI, que em 1819 lá consagrou sua neta recém-nascida, a Princesa da Beira Dona Maria da Glória (futura Rainha Dona Maria II; filha mais velha do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Leopoldina) a Nossa Senhora da Glória, cuja devoção remonta ao início do século XVII.