AGENDA DOS PRÍNCIPES: SANTA MISSA DE FESTA MAGNA DOS ORAGOS E AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 383 ANOS DA IMPERIAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DOS HOMENS PRETOS

Publicado em 26/10/2023 às 12:00:46

 

No domingo, 8 de outubro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo irmão e a cunhada, o Príncipe Dom Fernando e a Princesa Dona Maria da Graça de Orleans e Bragança, na Santa Missa na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, no Rio de Janeiro, pela Festa Magna dos Oragos (a 7 e 5 de outubro, respectivamente) e em Ação de Graças pelos 383 anos da Imperial Irmandade.

 

Os Príncipes foram recebidos pelo Bispo Emérito de Guanhães, D. Jeremias Antônio de Jesus, e o Reitor daquela Igreja, Pe. Edmar Augusto Costa, que ofereceram o Santo Sacrifício da Missa, e também pelo Chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, Dr. Bruno Hellmuth. Depois da celebração, Dom Fernando e Dona Maria da Graça participaram do almoço de confraternização dos Irmãos da Imperial Irmandade, no Salão Paroquial da Igreja.

 

Fundada em 1640, para abrigar os negros e pardos do Rio de Janeiro, a Imperial Irmandade, dedicada a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, funciona, desde 1772, na atual Igreja, na Rua Uruguaiana, Centro do Rio de Janeiro. Em 1996, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1981 até seu falecimento, em 2022, irmão de Dom Bertrand e Dom Fernando, deu-lhe o título de “Imperial”. Por isso, os membros da Família Imperial Brasileira são seus Irmãos Natos.

 

Dom Fernando é o quinto dos onze irmãos de Dom Bertrand. Formado em Economia, sempre atuou na iniciativa privada. Já Dona Maria da Graça (nascida Srta. Maria da Graça de Siqueira Carvalho Baère de Araújo) descende das Famílias Ximenes de Aragão, Albuquerque Melo e Holanda, colonizadoras do Nordeste, e de Famílias tituladas do Império e da Bélgica. Dom Fernando e Dona Maria da Graça têm três filhas e três netos e vivem no Rio de Janeiro.