AGENDA DOS PRÍNCIPES: SÁBADO IMPERIAL DE 2022

Publicado em 18/10/2022 às 12:00:10

 

No sábado, dia 8 de outubro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi o convidado de honra e principal conferencista do Sábado Imperial de 2022, realizado no Clube Curitibano, em Curitiba, capital do Estado do Paraná, por iniciativa da Frente D. Pedro II, daquela capital. O simpósio reuniu mais de uma centena de veteranos e jovens monarquistas de todo o Paraná e também de outros Estados do Brasil.

 

Dom Bertrand proferiu palestra intitulada “Da Batalha de Ourique ao Brado do Ipiranga”, sobre como a Independência do Brasil – proclamada há 200 anos, no dia 7 de setembro de 1822, por seu tetravô, o Imperador Dom Pedro I – não representou uma ruptura, mas sim uma continuidade com a tradição cristã e monárquica que herdamos de Portugal. Ao final de sua fala, nosso Imperador “de jure” foi bastante aplaudido, além de ter sido muito requisitado pelos presentes ao longo de todo o evento.

 

O Sábado Imperial contou ainda com palestras de conferencistas já bem conhecidos nos meios culturais paranaenses; a saber: “Fatos marcantes da Independência do Brasil”, do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Des. Paulo Roberto Hapner; “A simbiose histórica entre Portugal e Brasil”, do Presidente da Associação Paranaense de Imprensa, Jorn. Rafael de Lala Sobrinho; e “Independência do Brasil, fatores militares”, do Cap. M. G. Rui Alexandre Sabatke Gutierrez.

 

Fundada em 1991 e tendo o Imperador Dom Pedro II como o seu Patrono, a FDPII é uma das principais e mais atuantes associações monarquistas de nosso País, promovendo regularmente Encontros Monárquicos e eventos correlatos, bem como mantendo sempre vivo, no Paraná, o ideal de Restauração da Monarquia no Brasil. A Frente também sempre deu provas contínuas de fidelidade e dedicação exemplares a Dom Bertrand e aos seus legítimos sucessores dinásticos.