AGENDA DOS PRÍNCIPES: REUNIÃO COM O DIRETOR-PRESIDENTE DA AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA S.A.

Publicado em 25/07/2024 às 12:00:45

 

Na quinta-feira, 27 de junho, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, reuniu-se com o Diretor-Presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A., Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, na sede da empresa, em São Paulo. O Imperador de direito e o Diretor-Presidente falaram sobre os Programas Nucleares Brasileiro e da Marinha e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, entre outros temas.

 

Fundada em 2012, na capital paulista, pelo Governo Federal, e subordinada à Marinha, a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. é uma empresa pública. Seus objetivos são impulsionar a inovação na produção dos setores de defesa e nuclear; promover a independência tecnológica na medicina nuclear; e viabilizar as atividades dos Programas Nucleares Brasileiro e da Marinha e a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

 

A Constituição de 1824, no Artigo 98, diz que o Imperador é Chefe Supremo e Primeiro Representante da Nação. No Império, o Soberano cumpria essa função com apoio da Família Imperial Brasileira. Hoje, Dom Bertrand, seus irmãos, cunhados e sobrinhos seguem servindo ao Brasil, viajando pelo País para participar de Encontros Monárquicos, solenidades e outros eventos, visitando instituições e, sobretudo, tendo contato com os brasileiros.

 

A Constituição também diz, nos Artigos 102 e 148, que o Imperador é Comandante em Chefe das Forças Armadas. A Família Imperial reconhece a importância dessas instituições, pois em seu prestígio e eficiência estão a segurança interna e externa do Brasil e seu destaque no cenário internacional. Depois da Restauração da Monarquia no País, o Estado dará aos militares uma vida digna, sem preocupações materiais que afetem seu moral e os afastem da dedicação total ao serviço do Brasil.