AGENDA DOS PRÍNCIPES: PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS DA GRAÇA EM PORTUGAL

Publicado em 29/02/2024 às 12:00:03

 

No domingo, 25 de fevereiro, a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança acompanhou, com a Princesa Dona Isabel de Bragança, Duquesa de Bragança, e seu filho, o Infante Dom Dinis de Bragança, Duque do Porto, a Procissão do Senhor dos Passos da Graça, em Lisboa, capital de Portugal. O cortejo foi da Igreja de São Roque ao Convento da Graça, onde os Príncipes assistiram à Missa celebrada pelo Patriarca de Lisboa, Dom Rui Manuel Sousa Valério.

 

Promovida pela Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça, fundada em 1586 e apoiada pela Família Real Portuguesa, a Procissão é a mais antiga de Lisboa, realizada desde 1587, no segundo domingo do Tempo da Quaresma. Feito em memória da Via-Crúcis, o cortejo inclui paradas que representam o caminho percorrido por Jesus Cristo, em Jerusalém, na Paixão, de Sua condenação à morte, no Pretório, à Crucificação, no Calvário.

 

Dona Isabel e Dom Dinis são esposa e filho do Príncipe Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal. A Casa de Bragança, Família Real Portuguesa, foi fundada em 1442 e reinou como Reis de Portugal, de 1640 a 1910, e Imperadores do Brasil, de 1822 a 1889. O pai de Dona Maria Gabriela, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, e Dom Duarte são primos de segundo grau, bisnetos da Princesa Dona Isabel e do Príncipe Dom Gastão, Conde d’Eu.

 

Dona Maria Gabriela hoje vive e trabalha em Lisboa, de onde acompanha com atenção o Movimento Monárquico Brasileiro, e é Vice-Presidente da Juventude Monárquica do Brasil, sendo o Presidente seu irmão, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança. Na Europa, a Princesa tem contato direto com Famílias reinantes, ex-reinantes e nobres católicas, o que com certeza vai ajudá-la a fazer um casamento dinástico, seguindo a tradição da Família Imperial Brasileira.