AGENDA DOS PRÍNCIPES: PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

Publicado em 18/06/2024 às 12:00:08

 

No domingo, 19 de maio, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, peregrinou ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Portugal. Lá, o Imperador de direito rezou pelo futuro cristão e monárquico do Brasil na Capelinha das Aparições, construída em 1919, no estilo de ermida popular, atendendo ao pedido da Virgem de Fátima, que havia aparecido no local a 13 de maio, junho, julho, setembro e outubro de 1917.

 

Dom Bertrand rezou também pelo Rio Grande do Sul, atingido, em abril e maio, por chuvas que deixaram 173 mortos, 38 desaparecidos, mais de 600 mil desabrigados e um grande prejuízo material. Em sua passagem por Portugal e Espanha, de 10 a 20 de maio, para cumprir agenda de compromissos oficiais e particulares, o Príncipe acompanhou com atenção a situação no Estado, e pede aos monarquistas e amigos da Família Imperial Brasileira que, como puderem, ajudem os gaúchos com orações e doações.

 

Em 1917, Nossa Senhora do Rosário de Fátima apareceu aos primos e crianças pastoras de ovelhas Santos Francisco e Jacinta Marto e Venerável Irmã Lúcia dos Santos. Nas Aparições – precedidas e seguidas por outros fenômenos sobrenaturais –, a Virgem de Fátima pediu que se rezasse o Santo Rosário todos os dias, pela conversão dos pecadores, e que se fizesse penitência e prometeu que, no fim, Seu Imaculado Coração triunfará e a humanidade terá paz.

 

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi construído a partir de 1919, na Cova de Íria, onde “Os Três Pastorinhos”, como as crianças ficaram conhecidas, brincavam antes da primeira Aparição. Dada a importância da Virgem de Fátima para a fé dos portugueses, a Santa Sé fez dele um “Santuário Nacional”. Formado por duas Basílicas e outros lugares de culto e espaços culturais, o Santuário é um local de peregrinação e devoção para católicos de todo o mundo.